10 em 1 – DIN (Documento de Identificação Nacional) pode ser o documento único do brasileiro e substituir vários documentos em um só.
A burocracia no Brasil é algo assustador, temos vários documentos diferentes: RG, CNH, Título de Eleitor, Carteira de Reservista, Carteira Profissional, etc. Há mais de vinte anos que o Governo tenta criar um documento único, parece que dessa vez o projeto vai ser levado a diante, nesta terça-feira (22) foi aprovada a criação do Documento de Identificação Nacional (DIN) que pretende ser o único documento do brasileiro. A identificação do novo documento terá como base o Cadastro de Pessoa Física (CPF), embora vários outros documentos deverão ser listados no documento único de identificação.
O DIN substituirá o RG, Título de Eleitor, CNH e até a Certidão de Nascimento, ele vai integrar os dados biométricos da Justiça Eleitoral, Receita Federal, Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC), Institutos de Identificação, Detran’s e da Polícia Federal, criando um documento único.
Documentos que poderão, eventualmente, serem substituídos com o DIN:
- RG (Registro Geral)
- Título de Eleitor
- CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
- Certificado de Reservista
- Título de Eleitor
- Cartão do Doador
- Carteira Funcional
- PIS (Programa de Integração Social)
- NIT (Número de Inscrição Social)
- NIS (Número de Inscrição Social)
- PASEP
Tal como todo documento de identificação oficial, o DIN terá a foto e a assinatura do cidadão, além de vários mecanismos de segurança para que seja validada a sua autenticidade, para inibir falsificações.
O autor do projeto é o deputado Julio Lopes (PP-RJ), com a aprovação do projeto a proposta será encaminhada para votação no Senado.
O novo documento será parecido com um cartão de crédito, ele terá um chip e vários mecanismos para validar a autenticidade, tal documento deve ser emitido pela Casa da Moeda. Tal como o RG (Registro Geral) o DIN terá a primeira via emitida gratuitamente, as demais serão cobradas.
Depois de aprovado – o que pode levar meses – o novo documento deverá ser substituído de forma gradativa.
Deixe uma resposta