Como fazer a inscrição no NIT da Previdência Social

O Número de Inscrição do Trabalhador, mais conhecido como NIT, é um número utilizado pela previdência social para identificar o contribuinte, ele também é considerado equivalente ao PIS/PASEP e também ao NIS (Número de Inscrição Social). O documento é bastante solicitado para fins trabalhistas, há bastante tempo o site MTE Mais Emprego solicita o número no momento do cadastro. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é outro órgão que precisa do documento para cadastro. Qualquer cidadão pode fazer a inscrição diretamente pela internet, a numeração é gerada na hora caso todos os dados estejam corretos, veja abaixo como é fácil.



O serviço permite a criação de um cadastro junto a Previdência Social.

Cadastro no NIT

A inscrição do trabalhador pode ser feita através do site abaixo:


Você será direcionado a página de inscrição do contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial. Tal ferramenta possibilita que o contribuinte que não possui PIS (Programa de Integração Social), PASEP ou NIT efetue a inscrição junto à Previdência Social. Você precisará dos seguintes documentos:


  • Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento ou Averbação;
  • ou Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • CPF (Obrigatório);


Com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um documento de identificação você já consegue fazer a inscrição junto a Previdência Social;

Após acessar a página do órgão, selecione a opção “Inscrição”. Na página seguinte será necessário preencher um formulário com seus dados básicos. Após confirmar as informações, caso todos os dados estejam corretos será informado o número do NIT (Número de Inscrição do Trabalhador).

Como descobrir o meu NIT?
Caso você não saiba o número, poderá realizar o mesmo procedimento da inscrição. Caso já tenha um NIT cadastrado junto ao seu nome ele será apresentado, pois tal numeração é única.

Se você estiver com dificuldades para gerar o documento pela internet (erro ou problema na verificação) entrar em contato com o telefone 135 da Previdência Social, caso seja necessário agendar um horário em uma agência do INSS. É muito importante que todas as informações estejam corretas (conforme o documento) para que a inscrição seja efetuada pela internet.


7 comentários:

  1. Já tenho NIT e, inclusive, minha contribuição foi feita a partir dele.
    Quando tento consultar meu FGTS, para ter dimensão do quanto tenho lá, o site da CAIXA afirma que meu NIT não possui cadastro social. Porém, o CNIS (Cadastro Nacional de Informação Social) identifica meu NIT.
    Vocês sabem dizer como posso realizar essa consulta virtualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Você conseguiu fazer o cadastro social? Como?

      Excluir
  2. Quais os danos uma pessoa pode sofrer caso alguém mal intencionado tenha acesso ao NIT dela?

    ResponderExcluir
  3. A empresa q trabalhei não fez meu cadastro e perdi o direito ao benefício não sei como proceder alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. A empresa q trabalhei não fez meu cadastro e perdi o direito ao benefício não sei como proceder alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"