Pular para o conteúdo principal

Como tirar o RG das crianças

O RG (Registro Geral) é um documento de identificação brasileiro muito utilizado em nosso dia a dia, pois ele possui além da numeração a foto que permite a identificação do cidadão. No post de hoje você confere como solicitar o documento para os filhos menores de 18 anos. É recomendado que os pais solicitem para não ter que ficar andando com a Certidão de Nascimento, além disso em viagens para países do Mercosul (que não exigem passaporte) é obrigatório que a criança tenha o documento com foto para identificação da criança.
Cédulas de Identidade (RG)


A primeira via do documento é gratuita em todos os estados brasileiros.

Onde tirar


  • Estado de São Paulo: Poupatempo ou delegacias da Secretária de Segurança Pública (SSP);
  • Estado do Rio de Janeiro: Detran RJ ou Instituto Félix Pacheco (IFP);
  • Estado de Minas Gerais: Posto de Identificação da Polícia Civil ou Unidade de Atendimento Integrado (UIA);
  • Demais estados: procure a Secretária de Segurança Pública (SSP) para mais informações (procure na internet o site da SSP do seu estado);


Custo

A primeira via do documento é gratuita, já a segunda via conforme o estado de residência da criança, no estado de São Paulo são R$27,66. Também é possível fazer uma “Declaração de Pobreza”, neste caso você não paga nada caso declare que não tem condições financeiras para pagar pelo documento, essa declaração está disponível nos próprios locais onde o documento é emitido.


Documentos

Para agilizar o atendimento apresentar os documentos originais abaixo e uma cópia simples:

  • Documento de Identificação do responsável (RG, CNH ou Passaporte);
  • 2 fotos 3x4 da criança, sem data e com fundo branco (alguns estados emitem o RG digitalizado, neste caso será necessário tirar a foto da criança na hora);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento do responsável legal;
  • Certidão de Nascimento da Criança;


Como tirar a foto

Tirar o RG de crianças ou recém-nascidos da muito trabalho, principalmente na hora de tirar a foto. Antigamente era possível tirar a foto em casa ou em algum estúdio e já levar impressa para ser utilizada no documento, no entanto, hoje em muitos estados já não é mais possível, pois a foto do RG é digitalizada, sendo necessário tirar na hora. Essa é a pior parte, porque muitas crianças começam a chorar, porém nada que um pouco de paciência e persistência não resolva.

Como tirar o documento

Um dos pais ou responsáveis deve comparecer a um endereço responsável pela emissão do RG no seu município com a documentação acima. É necessário levar a criança para colher as digitais. Se você for tirar o documento no Poupatempo do Estado de São Paulo será necessário fazer o agendamento pela internet através do site www.agendasp.sp.gov.br/poupatempo ou disque Poupatempo.

Dúvidas Frequentes

Abaixo confira as principais dúvidas enviadas pelos leitores do blog:

Preciso levar a criança?
Sim, para a emissão do RG (Registro Geral) é necessário colher as digitais de todos os dedos da criança. Além disso alguns estados também emitem o documento com a foto digitalizada, sendo necessário tirá-la na hora.

RG tem validade?
Não necessariamente, porém recomenda-se que a segunda via seja tirada sempre que houver grandes mudanças na fisionomia da criança. Não dá pra querer que alguém identifique um adolescente ou adulto com a foto do RG de criança. Para viajar para os países do Mercosul (que não exigem passaporte) o documento deve ser emitido há menos de dez anos para ser considerado válido.

O número do RG muda caso solicite uma segunda via?
Não, o número é o mesmo durante toda a vida.

O RG pode ser plastificado?
O modelo novo não permite a plastificação;

Acima você conferiu o procedimento para solicitar o RG para seu filho menor de 18 anos. Esperamos que as informações tenham sido úteis, caso você tenha alguma dúvida ou comentário, deixe sua resposta abaixo.

Agora que você já conferiu como tirar o RG do seu filho, veja aqui como tirar o CPF.

Postagens mais visitadas deste blog

Como comprar no Carnê nas Casas Bahia - Abrir Crediário

Hoje em dia a maioria das compras a prazo é feita através do cartão de crédito, uma pequena parte dos consumidores ainda opta por comprar no crediário, o famoso “Carnê das Casas Bahia” é um dos meios preferidos para sempre comprar da maioria dos consumidores, isso porque as pessoas ainda encaram o carnê como um meio de pagamento seguro, no entanto o Crediário tem muito mais desvantagens ao consumidor do que vantagens, isso porque uma compra no crediário pode sair caro, enquanto no Cartão de Crédito você pode pagar em até 12 vezes sem juros no crediário hoje praticamente não existem planos de financiamentos sem a incidência de juros, isso porque as lojas preferem vender no cartão de crédito. Hoje vamos falar sobre o Carnê das Casas Bahia, se você não tem cartão de crédito e está precisando comprar algum móvel ou eletrodoméstico para a sua casa as Casas Bahia pode lhe ajudar. Veja como abrir um carnê nas Casas Bahia.

Crediário nas Casas Bahia é fácil de abrir? As Casas Bahia hoje adota u…

Como preparar Soro Caseiro para os Cachorros

O Soro Caseiro é uma receita milenar, é utilizada em crianças, adultos e para evitar a desidratação, que pode causar vómitos e diarreia. Os cachorros costumam ter bastante esses sintomas, então se o seu cãozinho está apresentando esses problemas, saiba agora como fazer um simples e importante Soro Caseiro para seu cachorro. O Soro Caseiro não tem restrições de uso nos animais, pode ser utilizado sempre que os sintomas forem apresentados, é importante prepara-lo adequadamente pois se ficar muito salgado ou doce o cachorro pode não consumir o soro caseiro, confira abaixo como preparar adequadamente o Soro Caseiro para Cachorro.

Ingredientes
Você irá precisar: 1 Litro de Água1 Colher (de Cafezinho) de Sal1 Colher (de Sopa) de Açúcar

Como preparar o Soro Caseiro: Primeiro é importante ferver a água para eliminar da água toda e qualquer impureza (Ou utilize água mineral). Após fervida, deixe a água tampada até que volte a temperatura ambiente, adicione o Sal e a Açúcar, mexendo muito bem par…

Como abrir Crediário no Magazine Luiza - Fácil

Muita gente não possui cartão de crédito então abrir um crediário é a solução para quem não tem o dinheiro á vista para comprar, você pode parcelar no crediário até as parcelas ficarem bem pequenas, facilitando o pagamento e cabendo no seu orçamento familiar. O Magazine Luiza possui um dos melhores crediários do setor, isso porque as taxas são diferenciadas, através do crediário próprio LuizaCred você pode comprar e principalmente fica bem fácil de pagar, mas é preciso tomar cuidado pois quanto maior o prazo financiado mais juros você acaba pagando, o ideal é tentar parcelar no carnê no menor prazo possível pois dívidas de longo prazo não são aconselhadas  pelos economistas, principalmente por conta dos juros que se paga nesse tipo de financiamento, o crediário do Magazine Luiza nada mais é do que um financiamento de produtos. Nas Lojas do Magazine Luiza é bem mais fácil de abrir um crediário do que em outras do mesmo setor, isso porque o crediário é super facilitado e desburocratizad…