Tratamento com acupuntura pelo SUS

A Acupuntura é reconhecida pela medicina e também é realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a técnica tem origem chinesa e consiste na estimulação de pontos do corpo chamados de “Pontos de Acupuntura” ou também “Acupontos”, a estimulação mais comum é a realizada através de agulhas, mas também pode ser feita através dos dedos, pedras quentes, lasers e eletroacupuntura. A técnica é eficiente no tratamento de várias doenças como depressão, dores crônicas e agudas, dores musculares, problemas respiratórios, endocrinológicos, ginecológicos, dermatológico,  psicológicos, neurológicos tratamento para aliviar sintomas de pacientes que fazem tratamento contra o câncer, problemas psicológicos, entre outros. Os benefícios da técnica de acupuntura são bastante amplos e devem ser utilizados como terapia complementar para o problema.



Como fazer a acupuntura pelo SUS 

O SUS oferece gratuitamente o tratamento com acupuntura, em todo o país são mais de quatro mil clínicas e estabelecimentos de acupuntura credenciados. A solicitação de encaminhamento deve ser feita por um médico de uma unidade básica de saúde (UBS), hospitais, NASF-s (Núcleo de Apoio as Famílias) ou então na Secretária de Saúde do Município.



O motorista José Alves Magalhães, de 52 anos, conta que sofria de tendinite e após iniciar o tratamento com acupuntura está se sentindo muito melhor. Ele realizou cerca de 7 seções e ainda fará mais treze, segundo ele o tratamento é indolor e bastante eficaz.


Já a Dona de casa Rosângela Vieira da Conceição, de 43 anos, faz tratamento contra depressão, ela tem notado uma grande melhora e inclusive pretende voltar a trabalhar após as cinco sessões restantes.


Acupuntura dói? 
Não, o acupunturista é especializado nesta técnica que é indolor. As agulhas são muito finas e próprias para a aplicação desse tipo de tratamento.


O estudante de direito Edgar do Nascimento, de 24 anos conta que tinha problemas com insônia e após realizar o tratamento com acupuntura conseguiu finalmente dormir direito.

Para cada tipo de tratamento é estimulado um ponto do corpo, o acupunturista sabe exatamente onde ele está "cutucando", através do estímulo dessas exatas é possível tratar praticamente qualquer problema.



Além do SUS os Planos de Saúde também cobrem esse tipo de tratamento, primeiramente o paciente deve procurar um médico de qualquer especialidade ( relacionada ao problema ) e solicitar o encaminhamento para uma clínica de acupuntura credenciada ao plano. Os que mais encaminham para este tipo de tratamento são os ortopedistas, psicólogos e neurologistas, no entanto como vimos no começo dessa reportagens os benefícios e os problemas e doenças que podem ser tratados pela técnica milenar chinesa são bem amplos.


Consulte um médico para avaliar se a técnica pode ser aplicada como tratamento complementar no seu caso.


1 comentários:

  1. Fiz e adorei, maravilhoso, pena que o sus só libera poucas sessões

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"