Como fazer o CPF pela Internet

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento obrigatório e essencial para todos os Brasileiros, todos iremos precisar um dia dele, inclusive os adolescentes, pois muitas escolas do Ensino Médio estão exigindo o documento para a matrícula, ele é também utilizado para abrir conta em banco, para quem paga imposto de renda ele é obrigatório pois é o número que identifica o contribuinte. Se você tem 16 anos ou mais, possui o título de eleitor, pode solicitar o CPF pela internet, o numero é gerado na hora, além de ser totalmente gratuito. Se você quer abrir uma conta em banco para o seu filho por exemplo, mesmo que seja uma Poupança precisará fazer o CPF da criança, ele pode ser feito em qualquer idade, inclusive muitos pais estão optando por fazer o CPF dos recém nascidos, confira abaixo como cadastrar-se no CPF.

Fazer o CPF pela Internet


Atenção: O CPF pela internet só está disponível aos maiores de 16 anos que possuem o Título de Eleitor, pois o número dele é utilizado na comprovação dos dados, caso algum dado seja fornecido de forma incorreta, não será gerado CPF por dados divergentes. Nesse caso deve emitir da forma tradicional.

Fazer CPF de Bebes e Recém Nascidos

Comparecer ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou a uma Agência dos Correios, munido dos seguintes documentos:
  • RG ou Certidão de Nascimento da Criança
  • Documento de Identificação de um dos Pais da criança ( RG, CNH ou Certidão de Nascimento).
  • Caso o responsável não seja um dos pais, será preciso apresentar algum documento que comprove a tutela da criança.

Taxa: R$5,70

CPF maiores de 16 anos

Comparecer a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou a uma Agências dos Correios, munido das seguintes documentações:

  • RG ou Certidão de Nascimento
  • Para brasileiros com idade entre 18 e 69 anos, também é preciso apresentar o Título de Eleitor e o documento que comprove a quitação com o Alistamento Militar (Carteira de Reservista).
Custo: R$5,70

O CPF é um documento muito obrigatório, o número gerado será utilizado pelo resto da vida, pois o número é único, e mesmo que você emita uma segunda via o número sempre permanecerá o mesmo, sem o CPF o cidadão fica restrito a usufruir de muitos serviços bancários e financeiros como: Abrir conta em banco, fazer empréstimos, comprar a casa própria. Além de ficar impedido de matricular-se em universidades, prestar concurso público etc.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"