Cálculo da média da UNIP Interativa – Cursos Tecnológicos

Uma das principais dúvidas dos alunos da UNIP Interativa é com relação ao cálculo da nota nas matérias. Infelizmente o polo e a universidade não dá suporte para o cálculo da média final, você mesmo é quem deve efetuar o cálculo para descobrir se precisa ou não fazer o exame da disciplina. Neste artigo ensinaremos como calcular a média final para, dessa forma, descobrir se você precisa ou não fazer o exame. Eu sou ex-aluno do curso de Marketing da UNIP Interativa, todavia, o cálculo aqui apresentado é utilizado por quase todos os cursos da universidade, sobretudo aqueles que tenham o PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar)

AVALIAÇÃO DO TRABALHO – AT

O primeiro passo para calcular a média em uma disciplina é calcular a nota da Avaliação do Trabalho (AT), pois só com ela é que você conseguirá descobrir a média da matéria. A AT leva em conta a nota do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM). Todo PIM integra três matérias, pois ele faz parte da nota.

A nota do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é a nota da matéria nos questionários online. Por isso é extremamente importante que o aluno responda a todos os questionários e atividades disponíveis no site, pois além de contar nota eles também validam a frequência do aluno.

Como calcular

AT = NOTA DO PIM x 9 + NOTA DO AVA x 1 / 10

Exemplo: tirei 8 no PIM e preenchi todos os questionários no AVA e tirei 10:
AT= 8 x 9 + 10 / 10 = 8,2
Avaliação do Trabalho é = 8,2

CÁLCULO DA MÉDIA DA DISCIPLINA

Agora que já temos a nota da Avaliação do Trabalho, podemos calcular a média da disciplina. A média da disciplina será a prova presencial multiplicada por três (peso 3) + Avaliação do Trabalho, daí é só dividir o resultado por quatro.

Fórmula:
MD= (AVALIAÇÃO BIMESTRAL DA DISCIPLINA x 3) + AVALIAÇÃO DO TRABALHO / 4

Exemplo: Tirei 5 na prova presencial e 8 no PIM, a nota será:
MD= (5x3 = 15) + 8,2 / 4
MD= 15 + 8,2 / 4
Média Final = 5,8

No nosso exemplo a Média Final será de 5,8.

COMO SABER SE PRECISO FAZER O EXAME

Agora que você já aprendeu como calcular a média final, vamos ao que interessa, descubra se você precisa ou não fazer a prova de exame. A média da UNIP para aprovação é 5,75, então o aluno precisa atingir esse valor para ser dispensado do exame.

Se a Média Final for menor do que 5,75, o aluno será submetido ao exame, quando lhe será atribuída a nota EX (Exame). A nota do exame é somada a MD, para não entrar em regime de dependência o aluno deve tirar, pelo menos, 4,75, caso contrário terá que cursar a disciplina novamente.

Conclusão:
  • Para não precisar fazer o exame o aluno tem que tirar, pelo menos, 5,75 de MD (Média Final);
  • Se a média final for inferior a 5,75 o aluno terá que fazer o exame;
  • Para calcular a nota final + exame basta somar as duas notas e dividir por dois. Para ser aprovado na disciplina é preciso tirar, pelo menos, 4,75, do contrário será submetido ao regime de Dependência (DP) e, assim, terá que cursar a matéria novamente.


1 comentários:

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"