Atividades complementares da UNIP Interativa

A maioria dos cursos superiores exige que o aluno realize atividades complementares para atingir a carga horária exigida pelo curso.

Na UNIP (Universidade Paulista) é obrigatória a realização de atividades complementares nos cursos EAD (Ensino à Distância), ao longo do curso o aluno deverá realizar atividades complementares para conseguir alcançar a carga horária exigida pelo curso. A maioria dos cursos exige, pelo menos, 120 horas complementares que pode ser obtida através de cursos extracurriculares, visitas técnicas, leitura de livros, atividades científicas, culturais, palestras da TV WEB, palestras ao vivo no polo, participação no fórum, etc. O aluno que não atingir a quantidade mínima de atividades complementares, não atingirá a carga horária exigida pelo curso, dessa forma,  ficará impedido de fazer a colação de grau após a conclusão do curso.


Para consultar qual é a carga horária exigida pelo seu curso basta acessar o HISTÓRICO ACADÊMICO na secretária virtual, veja se a carga horária das matérias é suficiente para atingir a carga horária exigida pelo curso. A maioria dos cursos exige, pelo menos, 120 horas extras. As atividades complementares poderão ser postadas durante o curso, porém, fique de olho no calendário acadêmico, pois existem prazos que devem ser respeitados.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ACEITAS PELA UNIP

Veja abaixo quais são as atividades aceitas pela UNIP e, também, qual é a carga horária de cada atividade apresentada. O valor em horas refere-se a cada trabalho apresentado, por exemplo, o resumo da leitura de um livro equivale a 10 horas, dois livros: 20 horas, e assim por diante.


  • Cursos Extracurriculares: curso de língua, extensão, treinamento, qualificação profissional, etc.
  • Leituras: livros, materiais publicados em jornais, revistas ou periódicos e artigos referentes ao curso ou disciplina.
  • Participação no fórum online;
  • Atividades assistenciais e voluntariado;
  • Atividades culturais: filmes – acervo próprio e/ou cinema, teatro, teatro infantil, shows, feiras, exposições, patrimônios culturais, cidades históricas, museus, memoriais etc;
  • Estágios: remunerados ou não;
  • Atividades esportivas: torneios, jogos, cursos de dança, atletismo, natação, etc.
  • Produção acadêmica: artigos publicados em jornais e/ou revistas – trabalho feito pelo aluno e publicado.
  • Palestras ao vivo no polo presencial ou na TV WEB;
  • Visita a instituições: incluindo escola-modelo, creches, berçários, SESI, SESC, SENAC, SENAI, ONGs com assistência educacional, laboratórios de pedagogia [microensino e multimeios], hospitais e clubes com brinquedoteca


CARGA HORÁRIA DE CADA ATIVIDADE

A carga horária depende da atividade complementar entregue pelo aluno. Veja a tabela abaixo:

CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA
Cursos extracurriculares
20 horas
Leituras
10 horas
Estágios
20 horas
Participação em fóruns
10 horas
Visita a instituições
10 horas
Produção acadêmica
10 horas
Palestras ao vivo no polo presencial
10 horas
Palestras na TV WEB
05 horas
Atividades assistenciais
10 horas
Atividades culturais
10 horas
Atividades científicas
10 horas
Visitas técnicas
10 horas

Exemplo, digamos que o aluno entregue 2 cursos extracurriculares, 7 participações em fóruns e 2 palestras na TV WEB. A carga horária obtida será de 120 horas. No manual do aluno (disponível no AVA para cada curso) há uma tabela com sugestões de atividades extracurriculares que podem ser utilizadas para validar a carga horária adicional exigida por cada curso.


POSTAGEM DE ATIVIDADES

A postagem deve ser feita através do site trabalhosacademicos.unip.br/atividadescomplementares, faça login com seu RA (Registro do Aluno) e a senha, a mesma utilizada para acessar a Secretaria Virtual e o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Já logado, inicia a postagem do trabalho, é necessário informar o tipo de material que está enviado, fazer um resumo e anexar uma imagem/comprovante.

Após a postagem o aluno precisa validar a entrega no polo, para isso precisará entregar o comprovante de entrega e o comprovante da atividade extracurricular no polo. Após a validação a atividade é corrigida por um tutor, podendo ser aceita ou não pela universidade.

A postagem online não garante a validação da carga horária, o aluno precisa entregar OBRIGATORIAMENTE o comprovante impresso no polo, sendo que não há necessidade de encadernação.

É importante que a atividade complementar tenha sido realizada durante o período do curso, não serão aceitas atividades desenvolvidas fora do período em que o aluno está estudando.

CURSOS EXTRACURRICULARES

A forma mais rápida para conseguir a carga horária exigida pela UNIP ou qualquer outra universidade que exija atividades complementares é através dos cursos extracurriculares, pois cada curso soma 20 horas. Quanto mais cursos o aluno fizer, maior será a sua carga horária na colação de grau.
Na internet existem vários sites gratuitos que oferecem cursos online (pela internet) com certificado e que podem ser utilizados para a validação de carga horária complementar na faculdade, veja os links abaixo:

  • Sebrae EAD – No site www.ead.sebrae.com.br do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) são oferecidos dezenas de cursos gratuitos pela internet. Todos eles contam com certificado, sendo assim eles podem ser utilizados para validar atividades complementares. A maioria dos cursos é voltado para o empreendedorismo, como abrir uma empresa, gestão financeira, administração, etc.
  • Escola Virtual da Fundação Bradesco – Pelo site www.ev.org.br é possível fazer um dos diversos cursos disponíveis, todos com certificação válida. Há opções de cursos EAD (à distância) e também opções presenciais.
  • Fundação Getúlio Vargas – No site www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/ da FGV é possível fazer um dos cursos gratuitamente. A instituição é super conceituada e possui vários cursos disponíveis, todos com certificado válido.
  • Nube – Outra opção é o site www.nube.com.br do Núcleo Brasileiro de Estágios (NUBE), há algumas opções disponíveis, são cursos rápidos. É possível concluí-los em poucas horas.
  • SENAI – No Portal da Indústria também há opções de cursos gratuitos.
Há, também, opções pagas, são elas: Curso24Horas, IPED, Prime Cursos, dentre outros.


1 comentários:

  1. Eu não sabia que era necessário validar no polo. Conclusão: Perdi todas as atividades complementares que postei desde o começo do curso e agora estou impossibilitada de colar grau. Eu deveria ter acessado essa página antes, o erro é a falta de informação por parte da universidade. Fazer o PIM foi muito difícil, pois não tinhamos muito esclarecimento sobre o trabalho.

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"