Como fazer o trabalho PIM da UNIP

Se você está fazendo um curso superior na UNIP (Universidade Paulista) Interativa, saiba que ao longo do curso será preciso desenvolver, pelo menos, 8 PIM's, sendo um por bimestre. Esse tipo de trabalho deve ser realizado a cada dois meses, ou seja, dois por semestre, nele deverá conter três disciplinas que o aluno está estudando. Trata-se de um trabalho longo e complexo, devendo ter de 20 a 35 páginas, podendo ser feito de forma individual ou em grupo, com exceção do PIM VIII – Jogos Empresariais, que só pode ser feito em grupo.


A nota de cada Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é usada para o cálculo da nota de três matérias, por essa razão o desempenho é fundamental para obter aprovação na matéria e evitar que o aluno fique de exame ou até mesmo de DP (Dependência). Um PIM mal desenvolvido pode acarretar a reprovação nas matérias do bimestre, isso porquê, a nota do PIM é utilizada para cálculo das médias das disciplinas.

O PIM deve ser realizado seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Caso o aluno não siga as regras, ele poderá ser reprovado. Infelizmente, quando iniciei a faculdade não conhecia muito bem as regras e acabei sendo reprovado por isso. No AVA você encontra um manual completo onde é detalhado todas as regras da ABNT, tais como, tamanho de fonte, espaçamento, margem, conteúdo obrigatório, etc. No manual do PIM também há um pequeno resumo do que é obrigatório no trabalho. Então, ler o manual é extremamente importante para um bom desenvolvimento de um trabalho.

#1 Qual é o tema do PIM?

Essa pergunta é feita com bastante regularidade no fórum da UNIP Interativa. Primeiro é importante entender o que é o Projeto Integrado Multidisciplinar, ele é um trabalho desenvolvido sobre uma empresa real (não pode ser inventada) e que seja, preferencialmente, de capital aberto (para facilitar a obtenção de informações para o desenvolvimento do trabalho).

O aluno deverá escolher QUALQUER empresa e desenvolver o trabalho colocando em prática o que foi aprendido nas 3 (três) disciplinas do bimestre. Por exemplo, no PIM V do curso de Marketing são abordadas as seguintes matérias: Especializações de Marketing, Comportamento do Consumidor e Matemática Financeira.

É fundamental a leitura do manual do PIM, ele está disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é ele que contém todas as informações que o aluno precisa para o desenvolvimento do trabalho, nele é citado as matérias e o conteúdo em que o trabalho deve ser focado. Abaixo disponibilizado, apenas para efeito de exemplificação, o manual do PIM I do curso de Marketing:


Posso usar uma empresa fictícia para elaboração do PIM? Não! O PIM deve ser feito usando uma empresa real, de preferência de capital aberto. Não é permitido inventar uma empresa para a elaboração do trabalho, o aluno que fizer isso poderá ser reprovado.

#2 Quais são os PIM's que deverão ser desenvolvidos ao longo do curso?

O PIM varia de acordo com o curso (Marketing, Pedagogia, Logística, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Serviço Social, Administração, etc. Normalmente, são apresentados os seguintes trabalhos:

  • PIM I
  • PIM II
  • PIM III
  • PIM IV
  • PIM V
  • PIM VI
  • PIM VII
  • PIM VIII – Jogos empresariais, não é igual aos demais PIM's, trata-se de uma espécie de jogo online que deve ser feito em grupo.


Note que o PIM não segue uma ordem cronológica, caso você entre em um determinado semestre, pode ser que não comece com o PIM I (um), isso não significa que você “pulou” os demais trabalhos, eles virão na sequência. Quando comecei a faculdade de Marketing meu primeiro PIM foi o III (três), acabei por fazer o PIM I e II apenas no último semestre do curso.

#3 Qual é o prazo de entrega do PIM

O aluno deverá consultar o calendário acadêmico no Ambiente Virtual de AprendizagemAVA, pois é nele que é possível acompanhar os prazos para entrega do documento. Fique atento, pois caso perca o prazo o aluno poderá ser submetido ao DP, ou seja, terá que cursar novamente todas as matérias envolvidas no PIM caso não atinja a média para aprovação.

O prazo média de entrega do PIM é de 1 semana. É importante respeitar o prazo, lembre-se de que a cada bimestre (dois meses) deverá ser desenvolvido um trabalho, e que cada trabalho é composto por três matérias/disciplinas.

#4 Caso reprove no PIM poderei reprovar nas três disciplinas?

Não necessariamente, mas, o mais comum é que ocorra a reprovação quando o aluno zera a nota do trabalho, isso porquê, mesmo fazendo a prova da disciplina, a nota do PIM é sempre utilizada para o cálculo da AT (Avaliação do Trabalho), que é utilizada para calculo da média das disciplinas.

No curso de Marketing funciona, mais ou menos, assim:

Vou exemplificar esse semestre. O PIM V contém as seguintes disciplinas: Especializações de Marketing, Comportamento do Consumidor e Matemática Financeira. Para calcular a média de cada uma dessas matérias terei que fazer o seguinte calculo:

Primeiro descubra a sua nota no AT (Avaliação do Trabalho), para isso basta calcular:


  • AT: PIM x 9 + AVA x 1 / 10


Exemplo: tirei 8 no PIM e preenchi todos os questionários do AVA, tirei 10:

AT = 8 x 9 + 10 / 10 = 8,2
AT = 8,2

Já a Média da disciplina será:
MD = (Avaliação Presencial da disciplina x 3) + Avaliação do Trabalho (AT) / (dividido) por 4

Exemplo: tirei 5 avaliação presencial e 8 no PIM, vamos ao cálculo:

MD = (5 x 3 = 15) + 8,2 / 4 = 5,8
Média final = 5,8

Se a MD for menor que 5,75, o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX. A Média Final da Avaliação (MF) será a média aritmética simples entre MF= MD + Exame / 2 = para ser aprovado tem que dar 4,75 ou mais. Se tirar menos de 4,75 a aluno fica de DP (Dependência) e terá que cursar novamente a matéria (foi reprovado).

#5 Como formo os grupos para fazer o PIM?

Utilize o fórum do AVA, lá, normalmente, você encontra um fórum escrito “Formação de Grupo”. Se preferir, o desenvolvimento do trabalho poderá ser feito de forma individual. Mas, normalmente, é permitido até 5 (cinco) participantes, o que acaba por facilitar o trabalho, já que ele costuma ser extenso.

Cuidado na formação de turma, a escolha de uma pessoa errada poderá fazer com que o trabalho não tenha a qualidade que você espera, ou pior, você pode acabar tendo que fazer, quase tudo sozinho (a). Escolha pessoas que estejam empenhadas com o trabalho, não aceite qualquer um que se oferecer para fazer o trabalho com você.

Espero ter esclarecido algumas das principais dúvidas sobre a elaboração do PIM da UNIP INTERATIVA, caso tenha mais alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários, responderemos assim que possível.

Esse post foi escrito por um aluno da UNIP.


1 comentários:

  1. A nota da prova bimestral e do PIM I e II não foi liberada ainda, como faço para descobrir se preciso ou não fazer o exame? Em contato com o tutor ele disse que se tiver dúvidas o ideal é fazer, isso é certo? A UNIP não deveria divulgar a nota a tempo hábil para o exame?

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"