Pular para o conteúdo principal

Como fazer o trabalho PIM da UNIP

Se você está fazendo um curso superior na UNIP (Universidade Paulista) Interativa, saiba que ao longo do curso será preciso desenvolver, pelo menos, 8 PIM's, sendo um por bimestre. Esse tipo de trabalho deve ser realizado a cada dois meses, ou seja, dois por semestre, nele deverá conter três disciplinas que o aluno está estudando. Trata-se de um trabalho longo e complexo, devendo ter de 20 a 35 páginas, podendo ser feito de forma individual ou em grupo, com exceção do PIM VIII – Jogos Empresariais, que só pode ser feito em grupo.


A nota de cada Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é usada para o cálculo da nota de três matérias, por essa razão o desempenho é fundamental para obter aprovação na matéria e evitar que o aluno fique de exame ou até mesmo de DP (Dependência). Um PIM mal desenvolvido pode acarretar a reprovação nas matérias do bimestre, isso porquê, a nota do PIM é utilizada para cálculo das médias das disciplinas.

O PIM deve ser realizado seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Caso o aluno não siga as regras, ele poderá ser reprovado. Infelizmente, quando iniciei a faculdade não conhecia muito bem as regras e acabei sendo reprovado por isso. No AVA você encontra um manual completo onde é detalhado todas as regras da ABNT, tais como, tamanho de fonte, espaçamento, margem, conteúdo obrigatório, etc. No manual do PIM também há um pequeno resumo do que é obrigatório no trabalho. Então, ler o manual é extremamente importante para um bom desenvolvimento de um trabalho.

#1 Qual é o tema do PIM?

Essa pergunta é feita com bastante regularidade no fórum da UNIP Interativa. Primeiro é importante entender o que é o Projeto Integrado Multidisciplinar, ele é um trabalho desenvolvido sobre uma empresa real (não pode ser inventada) e que seja, preferencialmente, de capital aberto (para facilitar a obtenção de informações para o desenvolvimento do trabalho).

O aluno deverá escolher QUALQUER empresa e desenvolver o trabalho colocando em prática o que foi aprendido nas 3 (três) disciplinas do bimestre. Por exemplo, no PIM V do curso de Marketing são abordadas as seguintes matérias: Especializações de Marketing, Comportamento do Consumidor e Matemática Financeira.

É fundamental a leitura do manual do PIM, ele está disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é ele que contém todas as informações que o aluno precisa para o desenvolvimento do trabalho, nele é citado as matérias e o conteúdo em que o trabalho deve ser focado. Abaixo disponibilizado, apenas para efeito de exemplificação, o manual do PIM I do curso de Marketing:


Posso usar uma empresa fictícia para elaboração do PIM? Não! O PIM deve ser feito usando uma empresa real, de preferência de capital aberto. Não é permitido inventar uma empresa para a elaboração do trabalho, o aluno que fizer isso poderá ser reprovado.

#2 Quais são os PIM's que deverão ser desenvolvidos ao longo do curso?

O PIM varia de acordo com o curso (Marketing, Pedagogia, Logística, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Serviço Social, Administração, etc. Normalmente, são apresentados os seguintes trabalhos:

  • PIM I
  • PIM II
  • PIM III
  • PIM IV
  • PIM V
  • PIM VI
  • PIM VII
  • PIM VIII – Jogos empresariais, não é igual aos demais PIM's, trata-se de uma espécie de jogo online que deve ser feito em grupo.


Note que o PIM não segue uma ordem cronológica, caso você entre em um determinado semestre, pode ser que não comece com o PIM I (um), isso não significa que você “pulou” os demais trabalhos, eles virão na sequência. Quando comecei a faculdade de Marketing meu primeiro PIM foi o III (três), acabei por fazer o PIM I e II apenas no último semestre do curso.

#3 Qual é o prazo de entrega do PIM

O aluno deverá consultar o calendário acadêmico no Ambiente Virtual de AprendizagemAVA, pois é nele que é possível acompanhar os prazos para entrega do documento. Fique atento, pois caso perca o prazo o aluno poderá ser submetido ao DP, ou seja, terá que cursar novamente todas as matérias envolvidas no PIM caso não atinja a média para aprovação.

O prazo média de entrega do PIM é de 1 semana. É importante respeitar o prazo, lembre-se de que a cada bimestre (dois meses) deverá ser desenvolvido um trabalho, e que cada trabalho é composto por três matérias/disciplinas.

#4 Caso reprove no PIM poderei reprovar nas três disciplinas?

Não necessariamente, mas, o mais comum é que ocorra a reprovação quando o aluno zera a nota do trabalho, isso porquê, mesmo fazendo a prova da disciplina, a nota do PIM é sempre utilizada para o cálculo da AT (Avaliação do Trabalho), que é utilizada para calculo da média das disciplinas.

No curso de Marketing funciona, mais ou menos, assim:

Vou exemplificar esse semestre. O PIM V contém as seguintes disciplinas: Especializações de Marketing, Comportamento do Consumidor e Matemática Financeira. Para calcular a média de cada uma dessas matérias terei que fazer o seguinte calculo:

Primeiro descubra a sua nota no AT (Avaliação do Trabalho), para isso basta calcular:


  • AT: PIM x 9 + AVA x 1 / 10


Exemplo: tirei 8 no PIM e preenchi todos os questionários do AVA, tirei 10:

AT = 8 x 9 + 10 / 10 = 8,2
AT = 8,2

Já a Média da disciplina será:
MD = (Avaliação Presencial da disciplina x 3) + Avaliação do Trabalho (AT) / (dividido) por 4

Exemplo: tirei 5 avaliação presencial e 8 no PIM, vamos ao cálculo:

MD = (5 x 3 = 15) + 8,2 / 4 = 5,8
Média final = 5,8

Se a MD for menor que 5,75, o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX. A Média Final da Avaliação (MF) será a média aritmética simples entre MF= MD + Exame / 2 = para ser aprovado tem que dar 4,75 ou mais. Se tirar menos de 4,75 a aluno fica de DP (Dependência) e terá que cursar novamente a matéria (foi reprovado).

#5 Como formo os grupos para fazer o PIM?

Utilize o fórum do AVA, lá, normalmente, você encontra um fórum escrito “Formação de Grupo”. Se preferir, o desenvolvimento do trabalho poderá ser feito de forma individual. Mas, normalmente, é permitido até 5 (cinco) participantes, o que acaba por facilitar o trabalho, já que ele costuma ser extenso.

Cuidado na formação de turma, a escolha de uma pessoa errada poderá fazer com que o trabalho não tenha a qualidade que você espera, ou pior, você pode acabar tendo que fazer, quase tudo sozinho (a). Escolha pessoas que estejam empenhadas com o trabalho, não aceite qualquer um que se oferecer para fazer o trabalho com você.

Espero ter esclarecido algumas das principais dúvidas sobre a elaboração do PIM da UNIP INTERATIVA, caso tenha mais alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários, responderemos assim que possível.

Esse post foi escrito por um aluno da UNIP.

Postagens mais visitadas deste blog

Como comprar no Carnê nas Casas Bahia - Abrir Crediário

Hoje em dia a maioria das compras a prazo é feita através do cartão de crédito, uma pequena parte dos consumidores ainda opta por comprar no crediário, o famoso “Carnê das Casas Bahia” é um dos meios preferidos para sempre comprar da maioria dos consumidores, isso porque as pessoas ainda encaram o carnê como um meio de pagamento seguro, no entanto o Crediário tem muito mais desvantagens ao consumidor do que vantagens, isso porque uma compra no crediário pode sair caro, enquanto no Cartão de Crédito você pode pagar em até 12 vezes sem juros no crediário hoje praticamente não existem planos de financiamentos sem a incidência de juros, isso porque as lojas preferem vender no cartão de crédito. Hoje vamos falar sobre o Carnê das Casas Bahia, se você não tem cartão de crédito e está precisando comprar algum móvel ou eletrodoméstico para a sua casa as Casas Bahia pode lhe ajudar. Veja como abrir um carnê nas Casas Bahia.

Crediário nas Casas Bahia é fácil de abrir? As Casas Bahia hoje adota u…

Como preparar Soro Caseiro para os Cachorros

O Soro Caseiro é uma receita milenar, é utilizada em crianças, adultos e para evitar a desidratação, que pode causar vómitos e diarreia. Os cachorros costumam ter bastante esses sintomas, então se o seu cãozinho está apresentando esses problemas, saiba agora como fazer um simples e importante Soro Caseiro para seu cachorro. O Soro Caseiro não tem restrições de uso nos animais, pode ser utilizado sempre que os sintomas forem apresentados, é importante prepara-lo adequadamente pois se ficar muito salgado ou doce o cachorro pode não consumir o soro caseiro, confira abaixo como preparar adequadamente o Soro Caseiro para Cachorro.

Ingredientes
Você irá precisar: 1 Litro de Água1 Colher (de Cafezinho) de Sal1 Colher (de Sopa) de Açúcar

Como preparar o Soro Caseiro: Primeiro é importante ferver a água para eliminar da água toda e qualquer impureza (Ou utilize água mineral). Após fervida, deixe a água tampada até que volte a temperatura ambiente, adicione o Sal e a Açúcar, mexendo muito bem par…

Como abrir Crediário no Magazine Luiza - Fácil

Muita gente não possui cartão de crédito então abrir um crediário é a solução para quem não tem o dinheiro á vista para comprar, você pode parcelar no crediário até as parcelas ficarem bem pequenas, facilitando o pagamento e cabendo no seu orçamento familiar. O Magazine Luiza possui um dos melhores crediários do setor, isso porque as taxas são diferenciadas, através do crediário próprio LuizaCred você pode comprar e principalmente fica bem fácil de pagar, mas é preciso tomar cuidado pois quanto maior o prazo financiado mais juros você acaba pagando, o ideal é tentar parcelar no carnê no menor prazo possível pois dívidas de longo prazo não são aconselhadas  pelos economistas, principalmente por conta dos juros que se paga nesse tipo de financiamento, o crediário do Magazine Luiza nada mais é do que um financiamento de produtos. Nas Lojas do Magazine Luiza é bem mais fácil de abrir um crediário do que em outras do mesmo setor, isso porque o crediário é super facilitado e desburocratizad…