PROCON Goiás disponibiliza Registro de reclamação pela internet

O Procon (Fundação de Proteção ao Consumidor) é um dos órgãos mais importantes no que se diz respeito a defesa do consumidor. O estado de Goiás é um dos poucos a contar com um Procon Virtual, por meio dele os cidadãos de Goiânia ou qualquer outro município do estado de Goiás pode realizar uma reclamação sem a necessidade de enfrentar filas, pois ele faz tudo através da internet a partir do registro de sua reclamação contra o fornecedor que está causando transtornos. O registro no site é gratuito, após a comunicação a empresa reclamada tem dez dias úteis para solucionar o problema junto ao consumidor.



O serviço está disponível para todos os municípios do estado de Goiás, pois tem abrangência Estadual. Pela plataforma são aceitas tanto reclamações contra pessoa física ou empresas (Pessoa Jurídica). O WEB PROCON aceita reclamações contra empresas físicas e virtuais, que são aquelas que vendem por meio da internet. Para o registro da reclamação é fundamental ter em mãos o CPF (Cadastro da Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para o qual deseja registrar a reclamação, é necessário preencher um pequeno formulário com os dados da ocorrência para que ela possa ser compreendida pela fundação e posteriormente encaminhada para a empresa.

Como registrar uma reclamação

A reclamação deve ser registrada através do site www.webprocon.com.br basta selecionar o campo “Cadastre-se como consumidor”, pois é necessário ter um cadastro válido no portal. Após efetuar a sua inscrição você poderá abrir reclamações sem sair de casa, basta a partir daí selecionar “Minhas Reclamações” e efetuar o devido registro. É altamente recomendado que o formulário seja preenchido de forma detalhada, pois quanto mais informações o Procon tiver sobre o seu problema, mais fácil será a solução, pois as reclamações incompletas ou divergentes precisam de informações adicionais para que seja dado o andamento.

A plataforma do Web Procon Goiás permite inclusive o anexo de arquivos para tornar a reclamação ainda mais completa, tais como: fotos, notas fiscais, contratos, etc.

Normalmente a empresa reclamada entra em contato com o consumidor em até dez dias úteis, por telefone, e-mail ou correspondência. Caso mesmo com a reclamação o problema não seja solucionado, a entidade pode orientar o consumidor sobre a abertura da reclamação por via jurídica, normalmente no juizado de pequenas causas.

Novidade: agora o WEB Procon de Goiás também permite que seja feito o bloqueio de ligações de telemarketing, basta que para isso você cadastre todos os seus números de telefones para o qual não deseja mais receber ligações do gênero.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"