Como solicitar o Extrato Detalhado de ligações e mensagens da Claro

Se você possui uma linha da operadora Claro, hoje daremos uma superdica para recuperar o número dos telefones que foram discados no aparelho e também para que você possa conferir o gasto da sua linha. O Extrato Detalhado é um documento que toda operadora deve oferecer, independente do tipo de linha que você possui, seja ela pré-paga, pós-paga (de conta) ou controle. A solicitação pode ser feita gratuitamente, normalmente ele é enviado por meio dos correios, logo após o cliente fazer a solicitação. Ele é útil para comprovar gastos, uma vez que caso tenha o documento em mãos e não reconheça alguma cobrança, é possível fazer a contestação do valor junto a operadora.



Dados – O Histórico Detalhado é um extrato que mostra de maneira geral como a linha foi utilizada no período (exemplo 6 meses). No papel é possível conferir todas as chamadas feitas, recebidas, SMS enviados, franquia de dados utilizada na internet, tarifas cobradas, data e horário de utilização, etc. O documento não mostra as chamadas que foram recebidas da maneira convenciona, apenas as que foram recebidas a cobrar, pois gerou cobrança em sua linha, consequentemente o dado ficará armazenado no sistema para que seja cobrado em uma conta futura ou então descontado de seus créditos.

Certa vez precisei solicitar o extrato detalhado pois havia ligado para uma pessoa em uma determinada data e esqueci de salvar na agenda e o histórico de ligações acabou desaparecendo. Como a ligação havia sido paga por mim, foi só pedir o documento e lá estava o número que liguei. A minha linha era pré-paga (cartão), o extrato veio bastante detalhado, eu pedi dos últimos três meses, e veio bastante informação, inclusive há uma parte com todas as recargas que foram efetuadas na linha, dessa forma se houver qualquer cobrança indevida, é possível reclamar.

Solicitação
A solicitação só pode ser feita pelo próprio titular do contrato por questão de segurança, já que há muitas informações no documento. Entre em contato com a Central de Atendimento da Claro por meio do telefone 1052. Será solicitado que o cliente confirme algumas informações da linha, endereço que deseja receber o documento e também qual o período que deseja solicitar informações, por exemplo, você pode pedir dos últimos trinta dias, três meses, seis meses, etc.

Observação: nas lojas próprias da Claro também é possível obter o documento. Nas revendas ele não é disponibilizado.

Quando fiz a solicitação do Extrato Detalhado, a entrega foi muito rápida, em cinco dias o documento já havia sido entregue pelos Correios no endereço solicitado. Algumas pessoas pensam que o documento é emitido apenas para quem tem celular de conta, mas, na verdade, ele é acessível a todos os cliente, pois mesmo que sua linha seja a que coloca crédito, você tem o direito de saber como e com oque está sendo cobrado.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"