Melancia faz bem para a saúde - Conheça seus principais benefícios

A melancia é uma fruta tida como tropical, sendo muito comum no Brasil, consumida principalmente nas regiões litorâneas. A fruta possui uma grande quantidade de líquidos, além de ser doce, por essas razões ela é muito recomendada para ser consumida no verão, pois ajuda na hidratação do corpo, uma melancia é composta de 92% de água e 6% de açúcar. Para quem quer emagrecer ela pode ser uma ótima aliada, já que contem poucas calorias. Seus nutrientes incluem: vitaminas A, B e C, fibras, ferro, fósforo, potássio, betacaroteno e magnésio.



Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também revelou que a fruta é um poderoso estimulante, tanto para os homens quanto para as mulheres. Além disso melhora à sensibilidade do organismo a insulina e a degeneração muscular. Já um outro estudo publicado no American Journal of Hypertesion mostra que a fruta reduz a pressão arterial e o risco de ataques cardíacos.

Hidratação

Quando você consumir melancia, saiba que está consumindo pelo menos 92% de água, por essa razão a fruta pode ajudar na hidratação do organismo, evitando a desidratação.

Previne o câncer

A melancia é muito rica em vitamina C e antioxidantes, por conta disso ela pode ajudar a combater a formação de radicais livres no organismo, que são conhecidos por serem os causadores do câncer ou cancro. A melancia contém licopeno, uma substância que dá cor avermelhada a melancia e que também está presente no tomate, morango e goiaba, entre outros, tal substância é eficaz na prevenção do câncer de mama, próstata, pâncreas, estômago, etc.

Prisão de ventre

Por conta da grande quantidade de água e de fibras, a melancia pode ajudar a regular o intestino, combatendo a prisão de ventre, uma vez que promove uma regularidade no sistema digestivo.

Dores musculares

A melancia faz parte da dieta de muitos atletas pois ela tem combinações que podem fazer a diferença no desempenho na hora da prática de esportes. Ela é uma fonte natural de L-Citrulina, que ajuda na recuperação após os exercícios, tal substância combina com o seu alto poder de hidratação é indispensável para praticantes de exercícios que demandem um nível alto de esgotamento físico.

Faz bem para a pele

A água é muito boa para a pele, porém poucas pessoas consomem a quantidade indicada por especialistas (aproximadamente 2 litros, varia conforme o peso). Como já falamos acima a melancia é composta por 92% de água, o que ajuda a manter a pele mais bonita, além disso ela possui Vitamina A e C, substâncias que são necessárias para a manutenção do colágeno.

A melancia é uma fruta que deve ser consumida com regularidade, mas não devemos consumi-la em excesso. Uma alimentação saudável deve ser bastante diversificada em frutas, verduras e legumes. Sendo assim fuja das dietas que incluem apenas a melancia para ajudar no emagrecimento.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"