Como tirar comprovante de votação ou Certidão Eleitoral para Passaporte

Tirar o passaporte é um procedimento muito fácil e rápido, porém existem vários documentos que precisam ser apresentados. Na matéria de hoje vamos ajudá-los com um em específico, trata-se do “Comprovante de Votação nos dois últimos turnos”, este é um dos documentos exigidos para tirar o passaporte, pra quem não sabe esse comprovante é aquele “papelzinho quadrado” entregue no dia da eleição, e que comprova que o eleitor votou. Porém são poucas as pessoas que se preocupam em guardá-los em local seguro, afinal você espera que nunca irá utilizá-lo. No entanto, existe um documento chamado Certidão de Quitação Eleitoral que o substitui, ele pode ser emitido gratuitamente pela internet através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou em um Cartório Eleitoral.



Para tirar o passaporte os brasileiros e naturalizados que estão obrigados a votar precisam estar quite com a Justiça Eleitoral. Por essa razão é exigido o comprovante de votação nos dois últimos turnos ou a Certidão de Quitação Eleitoral.

Procedimentos para emissão da Certidão de Quitação Eleitoral



Selecione a caixa [Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral], posteriormente abrirá duas opções abaixo (Emissão de Certidão e Validação de Certidão), selecione a opção “Emissão de Certidão”. Veja a imagem de exemplo abaixo para facilitar o processo:

Após realizar o procedimento acima será aberto uma nova janela com um formulário solicitando os seguintes dados:

  • Número do Título de Eleitor;
  • Nome completo do eleitor;
  • Data de nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Nome do Pai;


É necessário também digitar os caracteres da Captcha (caracteres de validação). Quando tudo estiver preenchido escolha a opção [Emitir certidão]. Se todos os dados digitados estiverem corretos e o eleitor quite com a Justiça Eleitoral na presente data será gerada a Certidão de Quitação Eleitoral, você pode imprimi-la ou salvar em seu computador para posterior impressão.

Se encontrar dificuldade para emitir pela internet (dados divergentes ou estiver com o título de eleitor em situação irregular) deverá procurar o Cartório Eleitoral do seu município para emitir a Certidão.

Pronto! Agora é só levar a Certidão de Quitação junto com os demais documentos necessários para emissão do passaporte na Polícia Federal (PF).


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"