Como consultar a situação do Título de Eleitor pela internet

Quem não votou e nem justificou nas últimas eleições corre o risco de ter o título cancelado pelo Cartório Eleitoral ou então suspenso pela Justiça Eleitoral. Pela internet é possível acompanhar a situação atual do documento sem precisar comparecer ao cartório responsável por sua seção eleitoral. Porém a regularização só poderá ser efetuada de forma presencial.

Caso o eleitor não tenha votado e perdeu o prazo de justificativa pode ser necessário o pagamento de multa. É importante regularizar o documento pois ele é requirido em algumas situações do dia a dia, como conseguir um emprego novo, tirar passaporte, entre outras situações que podem exigir a quitação com a Justiça Eleitoral do Brasil.



Como consultar situação eleitoral

O eleitor não precisa comparecer a um Cartório Eleitoral caso queira apenas saber a situação do seu Título de Eleitor, pois para isso está disponível pela internet o formulário de consulta. Acesse a ferramenta abaixo:


Há duas maneiras para se fazer a consulta de situação eleitoral, a primeira é através do nome e a segunda é pelo número do título de eleitor. Escolha a opção que preferir. Posteriormente basta informar o seu nome completo ou então o número do documento caso prefira fazer a pesquisa pelo Título. Após localizar o seu documento o sistema mostrará a situação atual da inscrição, podendo apresentar um dos status abaixo.

Situações

O documento pode apresentar três tipos de situações/status são elas: regular, cancelado ou suspenso, veja o que cada uma delas significa:

  • Título de Eleitor Regular – o eleitor é considerado regular, portanto está apto a votar utilizando o documento;
  • Título de Eleitor Cancelado – a inscrição do eleitor foi cancelada por motivos diversos, podendo ser por não ter comparecido nas três últimas eleições, falecimento de eleitor, entre outros motivos e causas conforme o artigo 71 do Código Eleitoral.
  • Título de Eleitor Suspenso – o eleitor é considerado inapto para o exercício do voto, em razão de conscrição (alistamento militar) ou restrição dos direitos políticos. Caso você queira mais informações sobre a sua situação eleitoral deverá comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência.


Caso você tenha deixado de votar em algum eleição, não justificou ou possui alguma outra pendência com a Justiça Eleitoral é importante que procure regularizar a situação o quanto antes. Pois a Certidão de Quitação Eleitoral é um documento muito importante inclusive para tirar outros documentos como: Passaporte, CPF (maior de 18 anos), Carteira Profissional, etc.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"