Como se cadastrar no PADEF - Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) foi criado em 1995 com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com algum tipo de deficiência, desde então mais de doze mil pessoas já conseguiram uma recolocação profissional graças ao Padef. Na matéria de hoje você confere como é fácil cadastrar-se pela internet para concorrer as vagas disponibilizadas. Caso você seja um empregador também é possível disponibilizar vagas e consultar os currículos já cadastrados no site. A ferramenta de intermediação de mão de obra é disponibilizada através do site do Emprega São Paulo e também pelo MTE Mais Empregos, sendo totalmente gratuito, tanto para o trabalhador quanto para os empregadores.



Existe uma lei que determina que toda empresa com mais de cem funcionários deve destinar entre 2% e 5% das vagas (de acordo com o número de funcionários da empresa) para pessoas com algum tipo de deficiência. Esta lei está em vigor desde 1991 e desde então mais de 306 mil pessoas com deficiência estão empregadas formalmente no país, promovendo assim a inclusão. A empresa que desrespeita essa lei está sujeita ao pagamento de multa, que pode variar de acordo com o tamanho da empresa e o número de funcionários.

Um dos grandes problemas é que as empresas têm encontrado dificuldades para encontrar profissionais com deficiência para preencher essas vagas através de agências de emprego. Pelo Padef é mais fácil, pois o programa de intermediação de mão de obra é voltado exclusivamente para este tipo de profissional, além de intermediar a mão de obra ele também oferece cursos de capacitação profissional para prepará-los melhor para o mercado de trabalho.

Como se cadastrar no Padef
O cadastro é simples e gratuito, acesse o site abaixo:



Após acessar o site do programa Emprega São Paulo, selecione a opção "Padef". Caso você realize o acesso diretamente pelo site do MTE Mais Emprego, selecione Trabalhador > Vagas de Emprego > Cadastrar Trabalhador para ter acesso ao formulário de cadastro. As vagas são disponibilizadas no Sistema Nacional de Empregos (SINE) com oportunidades para trabalhar em todo o país.

Se preferir você pode procurar diretamente o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), SINE, dentre outros postos públicos de intermediação de mão de obra para fazer o cadastro.

Documentos Necessários
Para participar do PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência) é preciso ter a seguinte documentação:

  • RG ou outro documento de identificação oficial com foto;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • PIS/PASEP/NIS ou NIT;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID);
  • Audiometria (no caso de deficiência auditiva);


Muitos trabalhadores e empregadores desconhecem o programa Padef, ele é um dos principais meios de intermediação de mão de obra de pessoas com deficiência, funcionando como uma base de dados nacional através do SINE (Sistema Nacional de Empregos) do MTE.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"