Abacaxi com Hortelã e seus benefícios para a saúde

Quem é que nunca ouviu falar na combinação Abacaxi com Hortelã? Pois saiba que essa combinação é ótima para ajudar na digestão, além disso é refrescante e auxilia no processo de hidratação. Pra quem quer emagrecer o abacaxi também é uma ótima escolha, pois ele ajuda na sensação de saciedade, além de não ser calórico, uma fatia de 100g de Abacaxi tem apenas 50kcal. Já a Hortelã é uma planta que qualquer pessoa pode ter em casa. Abaixo confira algumas propriedades para a saúde e também uma receita de suco de abacaxi com hortelã para fazer em casa.



Os meus avós costumavam o chá de hortelã para combater dores de cabeça, estomacais, combater a insônia, etc. O suco de abacaxi pode ser melhor ainda, pois você ingere o alimento “cru”. O ato de cozinhar os alimentos acaba fazendo com que ele perda muito nutriente.

Abacaxi e suas propriedades

O Abacaxi é um alimento muito rico, sendo composto por vitaminas A, B e C. Além dessas vitaminas ele também possui cálcio, ferro e magnésio que são muito importantes para o funcionamento do organismo. Um abacaxi é composto por cerca de 86% de água. Abaixo veja as principais vantagens desse alimento para a sua saúde:

  • Retarda o envelhecimento – A fruta tem uma boa quantidade de vitamina A e B, que além de ter ação antioxidante, ainda ajuda a ter uma boa visão e faz bem para pela.
  • Baixa quantidade de calorias – Uma fatia de 100 gramas de abacaxi tem apenas 50 calorias.
  • Hidrata – Um abacaxi é composto de 86% de líquido, por essa razão ele é um importante hidrante, principalmente no verão.
  • Ajuda na digestão – Consumi-lo pode ainda ajudar quem ter problema de intestino preso, pois o Abacaxi é muito rico em fibras. Além disso ele possui enzimas que tem propriedades de decompor certas proteínas do organismo, por conta disso, ele pode ainda ser considerado um vermífugo natural para combater determinados vermes que ficam retidos no intestino por um muco. É usado ainda como diurético, desobstrui o fígado, além de combater inflamações do tubo digestivo, auxiliando na cura de problemas digestivos. 


Hortelã e suas propriedades

A Hortelã (também conhecida como Menta) é uma erva muito usada na culinária, qualquer pessoa pode plantá-la em casa. O Abacaxi é uma combinação perfeita com a Hortelã pois ele potencializa as suas propriedades medicinais, além de dar uma sabor inigualável. Abaixo veja as principais vantagens da Hortelã para a nossa saúde:

  • Digestivo – Assim como o abacaxi a hortelã é muito boa para o nosso intestino, auxiliando no processo de digestão dos alimentos. Essa erva possui quase as mesmas qualidades do abacaxi para o organismo, quem costuma ter muita dor de estômago pode ser beneficiado pelo suco. 
  • Analgésico – A erva é um importante analgésico natural. O chá pode ajudar aliviar diversas dores, desde dores de cabeça até cólicas intestinais. 
  • Faz bem para o coração – O suco Hortelã é ideal para aquelas pessoas que sofrem com problemas cardíacos, inclusive ele ajuda na redução dos níveis de colesterol. É recomendado o Suco gelado da hortelão, pois ao ferver a erva pode perder grande parte das suas propriedades medicinais.
  • Ajuda combater problemas de circulação – O chá ajuda depurar o sangue, combatendo os problemas circulatórios. 
  • Calmante Natural – A Hortelã tem propriedades anestésicas, por essa razão é muito boa para quem é muito nervoso e tem problemas com o sono. Muitos avós costumam recomendar o chá de hortelã para ajudar a dormir melhor, e não é atoa que essa receita milenar é usada ainda nos dias de hoje.


Suco de Abacaxi com Hortelã
Fazer o suco de abacaxi com hortelã é muito fácil, veja:
Coloque no liquidificador três fatias bem grossas de abacaxi (sem a casca) e três colheres de sopa de hortelã. Bata no liquidificador por alguns minutos. Se preferir adicione açúcar ou adoçante (a gosto).

Importante: O Abacaxi não deve ser consumido em excesso pois ele possui um alto nível de acidez, todo alimento deve ser consumido de forma moderada, afinal tudo que é demais é prejudicial à saúde. Apesar de ser bastante eficaz, porém nunca deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"