Como fazer RG dos filhos - Crianças e Bebês

O RG (Registro Geral) é um documento que acompanhará a criança durante a vida toda, assim como o número do CPF ele nunca irá mudar, mesmo que tire uma segunda via. Muitos pais estão procurando fazer os documentos dos filhos cada vez mais cedo, isso porque andar com a Certidão de Nascimento não é nada prático, o RG além de conter a foto da criança é mais fácil de carregar. O documento também é recomendado para aqueles pais que costumam viajar bastante com a criança, seja dentro ou fora do país. Alguns planos de saúde também tem solicitado o documento.


Como fazer o RG da Criança 

Se você mora no estado de São Paulo pode fazer diretamente em uma unidade do Poupatempo, em regiões que não possuem esse serviço ele também pode ser feito em uma delegacia da Secretária de Segurança Pública (SSP). No Poupatempo o documento fica pronto em 2 dias, pode ser retirado pessoalmente ou então solicitar a entrega pelos Correios, o agendamento no Poupatempo deve ser feito pela internet, faça o seu agendamento aqui.

Documentos Necessários 

As crianças menores de 16 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhadas de pais ou responsável legal.
  • Documento de identificação do responsável legal (RG, CNH, etc); 
  • Certidão de Casamento dos pais original e cópia (se forem casados);
  • Certidão de Nascimento da Criança (legível, original e cópia); 
  • 2 fotos 3x4 recentes (alguns lugares exigem que a foto seja tirada na hora); 


Em alguns lugares a foto tem que ser tirada no momento da solicitação pois é impressa e não colada. Tirar a foto da criança é a parte mais difícil, principalmente se ele for bebê ainda. Porém hoje em dia é muito comum bebês de menos de um ano já terem o documento, isso porque em viagens internacionais e para alguns cadastros é recomendado o Registro Geral da criança.

A primeira via do RG da criança será gratuita, já a 2ª via custa em média R$30,00 dependendo da região, no entanto é possível conseguir a isenção da taxa mediante uma declaração de pobreza assinada no ato da solicitação do documento.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"