Como cancelar o FIES

O FIES é um financiamento estudantil criado pelo governo para facilitar o ingresso em instituições de ensino superior, durante o curso o aluno pagará apenas uma média de R$50,00 a cada três meses, após terminar a faculdade ainda tem um prazo de carência de 18 meses para começar a pagar seu financiamento. No entanto muitos pedem o cancelamento do financiamento, seja por decisão de pagar por conta própria ou porque conseguiram bolsa de estudo, Prouni, Sisu, etc. Se você está nessa situação saiba que é bem simples efetuar o cancelamento de seu financiamento junto ao Banco.


É importante deixar claro que uma vez encerrado não será mais concedido financiamento para você através do Fies, então é importante pensar bem se você realmente deseja esse cancelamento definitivo. Outra alternativa é ao invés de cancelar, transferir o financiamento de curso ou de instituição de ensino.

Como cancelar o Fies 

Para fazer o cancelamento é necessário que o titular do contrato dirija-se a agência da Caixa ou Banco do Brasil na qual realizou a assinatura de seu contrato. É importante levar RG, CPF e um Comprovante de Residência para realizar o cadastro de suspensão. É necessário assinar vários documentos para proceder com o encerramento do financiamento.

Após o cancelamento do Fies você poderá optar pelo aditamento do contrato, fazendo assim o pagamento parcelado do período cursado.

O Fies não devolve valores de semestres cursados, sendo assim se você cursou 2 semestres através do Fies, terá que efetuar o pagamento proporcional ao período cursado e os meses que foram pagos através do Fies.

Se o motivo do cancelamento for porque você foi aprovado no Prouni, SISU ou qualquer outra bolsa de estudos integral, no ato do cancelamento você receberá um termo de cancelamento, documento que comprova a efetivação do encerramento junto a instituição bancária com o FIES.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"