Como emitir segunda via do CPF grátis pela Internet

A Receita Federal já não emite os tradicionais cartões azul de plástico do CPF, agora é emitido apenas um comprovante que pode ser emitido de forma gratuita através da internet. Recentemente o Fisco também deu mais uma etapa na modernização no sistema e permitiu que o CPF possa ser emitido grátis pela internet, na matéria anterior já falamos como fazer o CPF pela internet na hora. Agora vamos falar como tirar a segunda via do documento através da internet, assim você emite sempre que precisar diretamente pelo seu computador, sem precisar se dirigir aos Correios, Banco do Brasil ou Receita Federal. Conte com mais essa facilidade que a internet proporcionou aos cidadãos.

COMO TIRAR A 2ª VIA DO CPF PELA INTERNET



Você precisará informar algumas informações: Número do CPF, Nome Completo, Nome da Mãe, Data de Nascimento e Título de Eleitor. Após informar essas informações clique em enviar, na próxima tela já será gerado o seu CPF para impressão, ai é só imprimir e se quiser recortar e plastificar.
O CPF emitido pela internet agora possui um código de controle e autenticação. Com ele qualquer pessoa consegue consultar pela internet se um CPF é verdadeiro ou falso, não apenas o número mais também se o documento foi realmente emitido pelo portador do número, isso evita fraudes como falsificação de documentos por exemplo.

Como verificar a autenticidade de um CPF

A Receita Federal disponibiliza na internet um sistema que permite a consulta por qualquer pessoa que esteja com um CPF em mãos e queira verificar se ele é autêntico ou não. Acesse aqui, é necessário que você informe o número do CPF, Código de Controle com 16 dígitos, data da emissão impressa no documento, dígito verificador com dois dígitos e informe se o documento foi emitido pela Receita Federal, Banco do Brasil ou Correios, aí é só clicar em consultar e será gerado uma página informando a autenticidade do CPF bem como se ele é ou não verdadeiro. Ao menor indicio de que o documento é falso chamar a polícia, principalmente quando a operação ou cadastro envolve crédito financeiro. O CPF eletrônico é ate mais seguro que os antigos cartões de plásticos pois permite que seja consultado pela internet.

A emissão do CPF e da segunda via pela internet é segura justamente porque possibilita a consulta de autenticidade de forma rápida através do site da Receita Federal. Na próxima matéria iremos falar sobre como emitir o CPF das crianças e bebês.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"