Bolsa Permanência do ProUi - Como conseguir

Hoje em dia fazer uma faculdade está mais fácil para a maioria das pessoas, graças ao PROUNI milhares de brasileiros podem ingressar no ensino superior. Hoje vamos falar de mais uma facilidade que o MEC (Ministério da Educação) e o Governo Federal proporciona para facilitar ainda mais a vida de quem quer estudar. Todo mundo sabe que trabalhar e estudar não é nada fácil, imagine que você ganhe uma Bolsa de 100% do Prouni, para os jovens carentes ainda sim é difícil fazer uma faculdade pois o custo de vida é alto e muita gente tem que ajudar no sustento da família, então para ajudar nisso o governo criou o Bolsa Permanência do Prouni, com ele você receberá R$300,00 por mês em sua conta corrente para ajudar financeiramente você, seja para transporte, alimentação, livros, etc. Você decide como irá aplicar o dinheiro. Vamos tratar hoje quem pode receber o Bolsa Permanência e também como requerer ele, afinal é uma ajuda e tanto para qualquer estudante.

Quem tem direito


É importante frisar que nem todo mundo tem direito a receber o Bolsa Permanência, alguns critérios são obrigatórios para quem pretende solicitar este benefício. Confira abaixo:
  • O Aluno para ter direito a solicitar o Bolsa Permanência  deverá ter conseguido uma Bolsa de 100% e estar matriculado em uma faculdade presencial, não pode ser a distância e o curso terá que ter a duração mínima de 6 semestres e deverá ser Integral ou Semi-Integral (No mínimo 6 horas de aula por dia).
  • O aluno deverá possuir uma Conta Corrente na Caixa Econômica Federal ou então no Banco do Brasil. Obrigatoriamente a conta deverá estar na mesma titularidade do solicitante não podendo estar em nome de terceiros, nem mesmo parentes próximos.

Como solicitar
O requerimento do Bolsa Permanência ocorre assim que as inscrições estão abertas. Nos meses de Janeiro ou Junho o interessado deverá acessar o site do Prouni e fazer a sua solicitação com o preenchimento online. Em seguida deverá dar andamento a solicitação seguindo as instruções da inscrição online e também da faculdade onde estuda bem como a apresentação de toda a documentação. A quantidade de bolsas não é fixa, depende de acordo com o orçamento do governo destinado ao projeto. Sendo assim fique atento ao período de inscrição Janeiro e Junho para não perder os prazos.

Infelizmente o Bolsa Permanência não é concedido para quem recebe bolsa de 50% do Prouni, achamos que o benefício deveria ser estendido também para aqueles que pagam 50% da faculdade. O Governo estuda a ampliação do benefício, por enquanto ele só é valido para quem faz faculdade com bolsa de 100% pelo ProUni, que o curso seja de no mínimo 6 horas diárias e com duração de 3 anos ou mais.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"