Carteira de Motorista Popular do Ceará - CNH CE

O Detran (Departamento de Trânsito) do estado do Ceará está com inscrições abertas para o programa Carteira de Motorista Popular, com ele você consegue tirar gratuitamente a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O projeto é muito importante pois oferece oportunidade de tirar a habilitação a todos os cidadãos, quem é baixa renda sabe da dificuldade que é pra tirar a carteira de motorista, ainda mais com o valor extremamente caro cobrado pelas Auto Escolas de todo o estado. Atualmente o programa só oferece a possibilidade para tirar a categoria A que é para pilotar motos ou motocicletas, futuramente o programa deve também oferecer a categoria B (para carros), por enquanto apenas os interessados em tirar habilitação de moto podem participar do programa de Habilitação Popular do Ceará.



A Carteira de Habilitação é um item importante não só para a locomoção, mas também para se conseguir um emprego. Hoje em dia é mais fácil conseguir um trabalho aquelas pessoas que possuem pelo menos a CNH da categoria A.


As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no site do Detran CE. Os interessados deverão preencher um pré cadastro disponível no site com seus dados pessoais, município em que mora, e questionário socioeconômico. Anualmente o governo pretende emitir mais de 25 mil habilitações populares em todo o estado do Ceará.


Para candidatos deverão ser maiores de 18 anos, possuir CPF próprio e ser alfabetizado. Além disso eles deverão atender a pelo menos um dos quesitos: ser inscrito no Bolsa Família, ser matriculado em escola pública a no mínimo 6 meses, ingresso no sistema penitenciário ou ser portador de necessidades especiais. Pelo menos um desses quesitos devem ser indicados pelo candidato para que ele esteja apto a participar do programa de CNH Popular cearense.


No site do Detran você também confere a lista de candidatos já selecionados pelo programa, bem como os aprovados. Também é possível recuperar o seu número de inscrição e consultar andamentos de sua CNH.


O programa de Habilitação Popular do Ceará foi criado pela Lei 14.288 de janeiro de 2009, desde então ele já ajudou milhares de cearenses a tirar a carteira nacional de habilitação, o programa que oferece o aprendizado teórico e prático sem custo algum para o candidato a primeira habilitação. A principal razão para a criação do programa foi alto índice de pessoas que dirigem desabilitadas no estado, principalmente no interior, desde que implantado pode-se notar uma expressiva melhora nesse número. Caso você se enquadre nos critérios, não deixe de fazer a sua inscrição pela internet.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"