Certificação de Ensino Médio pelo ENEM

Muita gente acha que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é apenas para quem quer concorrer a uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino superior, o que pouca gente sabe é que se você for bem no Enem é possível conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Com isso quem teve que abandonar os estudos muito cedo para trabalhar pode conseguir concluir seus estudos através do exame, e o melhor poderá até mesmo ingressar em uma Universidade pois é como se tivesse cursado integralmente o ensino médio (antigo 2ª Grau) em uma escola regular.


Quem pode obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo Enem? 
Podem obter a certificação aqueles que não concluíram o ensino médio e que tem 18 anos ou mais na data de realização da Prova do Enem. Para ser aprovado o candidato tem que atingir a nota mínima do exame, confira abaixo:

Nota Mínima para Certificação pelo ENEM 


  • Ciências Humanas e suas Tecnologias - mínimo 450 pontos 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Mínimo 450 pontos 
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Mínimo 450 pontos 
  • Matemática e suas Tecnologias - Mínimo 450 pontos 
  • Redação - No mínimo 500 pontos 


Como fazer para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelo Enem? 
No momento da inscrição no Enem o candidato deverá selecionar a opção "Desejo obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio" e escolher uma instituição certificadora que irá emitir o Certificado.

Quem nunca estudou em escola regular pode obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio? 
Sim, caso o candidato nunca tenha frequentado o ensino regular ou tenha frequentado o ensino fundamental mais não terminou ele poderá obter a Certificação com a nota do Enem, inclusive podendo até mesmo fazer uma Universidade, pois com a certificação pelo Enem é como se o candidato tivesse frequentado regularmente o ensino fundamental e médio, ficando apto para cursar o ensino superior.

A lógica é simples, o Governo fez um cálculo com relação a média de alunos que concluíram o Ensino Médio (Atualmente 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação) então quem conseguir atingir essa média possui o mesmo "nível médio" dos concluintes do Ensino Médio do Brasil podendo assim obter a certificação através do exame.

Tive 500 pontos na redação mais em algumas matérias não consegui atingir o mínimo de 450 pontos, posso obter a certificação? 
Não, para obter a certificação é necessário atingir 500 pontos na redação e 450 pontos em cada uma das quatro matérias. No entanto você poderá pedir a Declaração de Proficiência específica da área em que foi aprovado.

Por Exemplo, caso você atinja 500 pontos na redação e no mínimo 450 pontos em todas as matérias com exceção de Matemática e suas Tecnologias, você poderá solicitar a Declaração de Proficiência das matérias em que foi aprovado e no próximo ENEM que você fizer não precisará atingir pontos nessas matérias. Ou então você pode pegar a aprovação dessas notas e levar em um EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou Supletivo para fazer a eliminação dessas matérias em que foi aprovado e fazer apenas eliminação das matérias restantes.

Nossa Opinião 
Com a Certificação pelo Enem as pessoas que tiveram que abandonar a escola serão bastante beneficiadas com isso. No entanto é preciso tomar cuidado para que isso não sirva de estímulo para que os jovens abandonem a escola e contem com a Certificação pelo Enem para concluir o ensino médio, pois a vivência na escola é importante para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, fator importantíssimo principalmente no ambiente prático profissional.

Comente abaixo sua opinião sobre a Certificação do Ensino Médio por meio do Enem.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"