Como cancelar financiamento do Fies - SisFies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma programa que foi criado para facilitar a entrada do brasileiro nas universidades particulares, através dele é possível conseguir cursar uma faculdade com uma taxa de juros bem baixa por ano, durante o período de curso o aluno só vai pagando a taxa de juros, e depois de formado ainda tem um período de carência para começar a pagar o financiamento. Muita gente está feliz com ele, porém o número de cancelamento do Fies é cada vez maior, seja porque a pessoa desistiu do curso, precisa trabalhar e não pode se manter na universidade afinal trabalhar e estudar não é fácil, ou ainda porque conseguiu uma bolsa de estudo pelo Prouni, nesses casos o melhor é fazer o cancelamento.


Como fazer o cancelamento do Fies 

O encerramento antecipado do contrato de financiamento do Fies pode ser realizado por meio do SisFies (Sistema Informatizado do Fies), cujo mesmo pode ser acessado pelo site:


A solicitação só pode ser realizada até o 15º dia de Janeiro e Maio para o primeiro semestre do ano e 15º dia dos meses de Julho e Novembro para o último semestre de cada ano.

Você pode dirigir-se a agência no qual assinou o contrato para verificar se é possível fazer o cancelamento fora dessas datas. Lembre-se que pode estar incluso em seu contrato um período de carência que normalmente é de 6 meses sem o pagamento de multa. O melhor é pedir o cancelamento somente após o período de carência. Mais informações sobre taxas podem ser obtidas na agência da Caixa responsável pelo seu financiamento.


Depois do encerramento pela internet é necessário comparecer a Agência da Caixa na qual seu contrato foi assinado para assinar o Termo de Encerramento definitivo.


Pode-se ainda solicitar a amortização do valor do financiamento de acordo com uma das seguintes opções:
I – liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento;
II – permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente.
III – antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente; ou
IV – antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente. 


Assinatura do Fiador 

Caso o estudante não realize a liquidação de todo o valor do financiamento no ato do encerramento, será exigida a Assinatura do Fiador (seja ele Convencional ou Solidário) no ato de assinatura do Termo de Encerramento do Fies.


O que acontece se não pagar o Fies? 

Caso o financiamento não seja pago o nome será incluso na lista de Proteção ao Crédito (SPC, Serasa).


Novo Financiamento através do Fies 

É importante salientar que no caso de encerramento do Fies não poderá ser realizado um novo, pois segundo os termos do Fies não será concedido novo financiamento para aqueles que tenham encerrado um contrato do programa de financiamento.


Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800.616161 ou através do próprio SisFies


2 comentários:

  1. Tenho uma duvida, se eu me inscrever no fies agora e for chamado no ProUni ou Sisu eu posso cancelar o Fies? Quanto terei de pagar?

    ResponderExcluir
  2. Eu quero cursar só 6 meses na particular financiado pelo FIES,E depois fazer o processso seletivo da estadual, e tranca o fies, minha dúvida se eu vou pagar multa por quebra de contrato, e quando eu irei começar a pagar?

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"