Bloqueio de chip e celular perdido ou roubado

Ter um celular roubado ou perdido é algo muito desagradável, se não bastasse o celular que você comprou, junto também vão seus créditos, mensagens, fotos, agenda, etc. Quem tem o celular perdido ou roubado deve solicitar o bloqueio da linha, com isso você bloqueia não só o uso da linha mais também poderá recuperar posteriormente os seus créditos e bônus que estavam no chip. Outro bloqueio que pouca gente conhece é o de IMEI, fazendo este bloqueio o aparelho fica praticamente inutilizável para quem roubou ou achou, isso porque mesmo com a troca de chip o aparelho não irá funcionar.


Bloqueio de Linha 

Para bloquear uma linha móvel é necessário que o titular do plano (pré ou pós) entre em contato com a operadora para realizar o bloqueio por perda ou roubo, confira abaixo o número das principais operadoras brasileiras:

  • Claro: 1052 
  • Vivo: 1058 
  • Tim: 1056 
  • Oi: 1057 ou 1053 antiga Brasil Telecom 
  • Nextel: 1050 



Você deverá selecionar a opção Bloqueio de Linha no atendimento eletrônico, você será direcionado ao atendimento rápido para bloqueio de linhas, informe ao atendente a linha que você quer bloquear e confirme algumas informações, realizado o procedimento a sua linha estará bloqueada, anote o protocolo pois qualquer cobrança decorrente no número a partir daquele momento não poderá ser feita pela operadora.


Mesmo em linhas que você não tenha interesse de recuperar o número é importante realizar o bloqueio, pois caso a linha seja utilizada para cometer crimes, aplicar golpes, trotes, etc. É o titular do CPF que será localizado, por isso bloquear não impede somente a utilização do número roubado mas também para a sua própria segurança.


Como recuperar seu número 

Para recuperar o número é necessário ir até uma loja da operadora ou outra que você quer realizar a portabilidade e adquirir um novo chip, custa em média de R$5 a R$10 na maioria dos municípios. Os seus créditos restantes na linha deverão voltar para o novo chip caso existam.


Bloqueio de IMEI 

Este é um bloqueio que pouquíssimas pessoas conhecem. O IMEI é como se fosse um número de identificação de todos aparelhos, ele vem marcado na Caixa do celular, nota fiscal, parte de baixo da bateria e também é possível saber o seu IMEI digitando *#06# em um aparelho, é recomendado ter esse número marcado em algum local pois se você desejar poderá fazer este tipo de bloqueio.


Como funciona o Bloqueio de IMEI 

Trata-se de um bloqueio que torna o aparelho praticamente inutilizável pois mesmo que a pessoa realize a troca de chip da mesma operadora ou de outra, não irá conseguir utilizar linha nenhuma. Praticamente o aparelho só terá serventia para peças.


Como bloquear o IMEI 

Para fazer o bloqueio é necessário ter um Boletim de Ocorrência (é possível registrar um B.O pela internet), você deve entrar em contato com a operadora com ele e o IMEI e solicitar que seja realizado o bloqueio de IMEI no aparelho roubado ou perdido.


É difícil recuperar uma aparelho de celular roubado, praticamente impossível. Mas pelo menos com o bloqueio de linha e IMEI você estará impedindo que a pessoa continue desfrutando do seu celular.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"