Fazer CPF das Crianças e Bebês

O Cadastro de Pessoa Física - CPF é um documento muito importante para todos os brasileiros inclusive os bebes e crianças, já explicamos em uma outra matéria como fazer o CPF pela internet, hoje vamos falar sobre a emissão do documento para os Bebês e crianças. Para eles a emissão não é disponibilizada pela internet pois o Bebê ou Criança não possui documentos e cadastros suficientes para emissão do documento pela internet, então a emissão terá que ser feita presencialmente pelos pais ou responsáveis pela criança.

Com o CPF você conseguirá fazer o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para seu filho pois o documento ajuda na hora do atendimento, inclusive alguns planos de saúde já estão tornando o documento obrigatório. A emissão é bem simples e rápida de ser realizada, e o documento é bem barato, custa apenas R$5,70 não é necessário que a criança tenha RG (Registro Geral) pois o documento é emitido com base na Certidão de Nascimento.

Quem pode fazer o CPF? 

Todas as pessoas podem e devem fazer o CPF, inclusive crianças, bebês e até mesmo recém nascidos. Não existe idade mínima para fazer o documento é necessário apenas que você já tenha registrado a criança em cartório.

Como fazer 

  • Para a emissão do CPF basta levar os seguintes documentos a uma Agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (CEF): 
  • Certidão de Nascimento da criança 
  • Documento de Identificação do responsável ( RG, CNH, Certidão de Nascimento, etc. Qualquer documento de identificação oficial com foto. 
  • Caso a emissão não seja feita pelo Pai ou Mãe da criança é necessário apresentar também o comprovante de tutela. 
  • Pagar uma taxa de aproximadamente R$5,70 para a emissão do documento. 


Você irá receber um comprovante que possibilita a consulta dentro de alguns dias do CPF e da emissão do documento pela internet.

É necessário levar a criança? 
Não. Basta que o Pai, Mãe ou responsável pela criança comparece a um posto de emissão com os documentos listados acima.

Com o CPF seu filho terá direito a muito mais coisas como: Emissão do Cartão do SUS, abertura de conta em banco, conta poupança etc. Hoje em dia os pais estão se preocupando com o futuro dos filhos e abrindo uma Conta Poupança desde que a criança nasce, além de ser algo bem simples de se fazer pode trazer uma melhor qualidade de vida para a criança no futuro.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"