Pular para o conteúdo principal

Qual é o tema do PIM da UNIP?

Se você está fazendo um curso superior pela UNIP Interativa, você ouvirá falar muito sobre o PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar), ele é um trabalho acadêmico que deve ser realizado a cada dois meses, ao longo de sua trajetória acadêmica na Universidade Paulista você desenvolverá, não um, mas, pelo menos, 8 PIM's. Neste artigo explicaremos a dúvida mais frequente dos alunos, principalmente no primeiro semestre. Qual é o tema do PIM?


O PIM é um trabalho acadêmico que deve ser desenvolvido com base em 3 (três) disciplinas estudadas no bimestre. O aluno deverá escolher QUALQUER empresa – preferencialmente de capital aberto – e desenvolver um trabalho acadêmico seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), nesse trabalho o estudante colocará em prática o que foi aprendido nas disciplinas.

O trabalho tem, em média, de 20 a 35 páginas, podendo ser realizado de forma individual ou em grupo de até 5 (cinco) pessoas. O PIM não tem um tema específico, mas, o aluno poderá consultar o manual de desenvolvimento que está disponível sempre no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), lá contém tudo que é necessário para um bom desenvolvimento, bem como, os principais tópicos que deverão ser abordados no Projeto Integrado Multidisciplinar.

Exemplo: No PIM V do curso de Tecnologia em Marketing são abordadas as seguintes disciplinas: Comportamento do Consumidor, Especializações de Marketing, e Matemática Financeira. Para desenvolvê-lo eu escolhi uma empresa (exemplo Natura), posteriormente desenvolvi um trabalho expondo o conteúdo que aprendi nas 3 matérias/disciplinas que foram estudadas no bimestre.

É importante que você leia o Manual do PIM que desenvolverá, pois nele tem o conteúdo que o avaliador espera encontrar no seu trabalho, bem como, as regras, instruções e outros detalhes pertinentes ao trabalho acadêmico e sua avaliação.

Os trabalhos são classificados por número, representados por algarismos romanos, são eles: PIM I, II, III, IV, V, VI, VII e PIM VIII. Eles não vem, necessariamente, em ordem crescente, pois quando comecei o curso o primeiro PIM foi o III, o primeiro acabei fazendo apenas no final do curso, pois depende de qual disciplina o seu calendário acadêmico inicia. 

Leia o post Como fazer o trabalho PIM da UNIP e entenda melhor como ele deve ser desenvolvido. Nele explicamos as principais dificuldades encontradas por aqueles que vão fazer o primeiro trabalho. No começo parece um “bicho de sete cabeças”, porém, com o tempo fica mais fácil. Até porque o aluno desenvolverá, pelo menos, 8 PIM's durante o curso.

Postagens mais visitadas deste blog

Como comprar no Carnê nas Casas Bahia - Abrir Crediário

Hoje em dia a maioria das compras a prazo é feita através do cartão de crédito, uma pequena parte dos consumidores ainda opta por comprar no crediário, o famoso “Carnê das Casas Bahia” é um dos meios preferidos para sempre comprar da maioria dos consumidores, isso porque as pessoas ainda encaram o carnê como um meio de pagamento seguro, no entanto o Crediário tem muito mais desvantagens ao consumidor do que vantagens, isso porque uma compra no crediário pode sair caro, enquanto no Cartão de Crédito você pode pagar em até 12 vezes sem juros no crediário hoje praticamente não existem planos de financiamentos sem a incidência de juros, isso porque as lojas preferem vender no cartão de crédito. Hoje vamos falar sobre o Carnê das Casas Bahia, se você não tem cartão de crédito e está precisando comprar algum móvel ou eletrodoméstico para a sua casa as Casas Bahia pode lhe ajudar. Veja como abrir um carnê nas Casas Bahia.

Crediário nas Casas Bahia é fácil de abrir? As Casas Bahia hoje adota u…

Como preparar Soro Caseiro para os Cachorros

O Soro Caseiro é uma receita milenar, é utilizada em crianças, adultos e para evitar a desidratação, que pode causar vómitos e diarreia. Os cachorros costumam ter bastante esses sintomas, então se o seu cãozinho está apresentando esses problemas, saiba agora como fazer um simples e importante Soro Caseiro para seu cachorro. O Soro Caseiro não tem restrições de uso nos animais, pode ser utilizado sempre que os sintomas forem apresentados, é importante prepara-lo adequadamente pois se ficar muito salgado ou doce o cachorro pode não consumir o soro caseiro, confira abaixo como preparar adequadamente o Soro Caseiro para Cachorro.

Ingredientes
Você irá precisar: 1 Litro de Água1 Colher (de Cafezinho) de Sal1 Colher (de Sopa) de Açúcar

Como preparar o Soro Caseiro: Primeiro é importante ferver a água para eliminar da água toda e qualquer impureza (Ou utilize água mineral). Após fervida, deixe a água tampada até que volte a temperatura ambiente, adicione o Sal e a Açúcar, mexendo muito bem par…

Como abrir Crediário no Magazine Luiza - Fácil

Muita gente não possui cartão de crédito então abrir um crediário é a solução para quem não tem o dinheiro á vista para comprar, você pode parcelar no crediário até as parcelas ficarem bem pequenas, facilitando o pagamento e cabendo no seu orçamento familiar. O Magazine Luiza possui um dos melhores crediários do setor, isso porque as taxas são diferenciadas, através do crediário próprio LuizaCred você pode comprar e principalmente fica bem fácil de pagar, mas é preciso tomar cuidado pois quanto maior o prazo financiado mais juros você acaba pagando, o ideal é tentar parcelar no carnê no menor prazo possível pois dívidas de longo prazo não são aconselhadas  pelos economistas, principalmente por conta dos juros que se paga nesse tipo de financiamento, o crediário do Magazine Luiza nada mais é do que um financiamento de produtos. Nas Lojas do Magazine Luiza é bem mais fácil de abrir um crediário do que em outras do mesmo setor, isso porque o crediário é super facilitado e desburocratizad…