Como consultar o Abono Salarial do PIS pela internet

Saque do abono salarial vai até o dia 31 de Agosto de 2016. Muitos não sacam o benefício por desconhecer o direito ao Abono Salarial do PIS/PASEP.
O Abono Salarial do PIS (Programa de Integração Social) referente ao ano de 2015 deve ser sacado até o dia 31 de Agosto de 2016, quem não sacar o benefício perderá direito ao valor, que volta para os cofres públicos. Essa semana o MTE (Ministério do Trabalho) lançou uma ferramenta que permite descobrir se você tem ou não direito a receber algum valor do PIS/PASEP em 2016. A decisão que prorrogou o período de retirada do Abono-Salarial beneficia cerca de 1,2 milhão de trabalhadores que ainda não fizeram uso do benefício no qual tem direito.

Requisitos para receber o Abono-Salarial:
  • Ter sido cadastro há 5 anos ou mais no Programa PIS ou PASEP;
  • Deve ter sido empregado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, consecutivos ou não;
  • Seu salário não pode ter sido superior a dois mínimos;
  • A empresa precisa ter entregue a RAIS ao Ministério do Trabalho.


Tem direito ao Abono do PIS 2016/2015 o trabalhador que trabalhou ao menos 30 dias com carteira assinada em 2015 e não teve salário superior a 2 (dois) salários-mínimos (média anual). O benefício pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou com o Cartão do Cidadão nas Casas Lotéricas ou caixas eletrônicos do Banco Estatal.

O valor do benefício varia de acordo com os dias trabalhados em 2015 e conforme a média salarial recebida ao longo do ano passado. É uma complementação importante para o trabalhador de baixa renda que está inscrito no PIS/PASEP há mais de cinco anos.

COMO CONSULTAR O ABONO DO PIS

O Abono Salarial do PIS pode ser consultado gratuitamente pelo site abonosalarial.mte.gov.br, basta informar o número do PIS/PASEP ou CPF e a data de nascimento. Caso tenha algum valor a receber, será apresentado um tutorial passo a passo com o procedimento para retirar a grana na Caixa Econômica Federal.

Por questões de segurança o site não mostra os valores que o cidadão tem direito a receber. 

Para quem tem o Cartão do Cidadão fica muito mais fácil receber o benefício, pois o valor disponível pode ser sacado nas Casas Lotéricas ou até nos Caixas Eletrônicos.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"