Celular Tim – crédito de recarga está sumindo

Caso tenha um celular da operadora TIM é importante ficar atento a cobrança indevida nos créditos de seu celular, muitos clientes acabam ignorando esse problema devido a burocracia de ter que entrar em contato com a operadora para reclamar, mas o que poucos sabem é que a empresa não deve restituir o valor simplificado, ela precisa devolver o valor em dobro, tal como determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesta matéria falaremos sobre o procedimento correto para contestar uma cobrança.


Você tem X de saldo, sem usar a linha consulta o saldo novamente e descobre que seus créditos caíram para Y, esse problema é muito comum, veja como resolver.

EXTRATO DETALHADO


Não adianta ligar na operadora sem ter a certeza da onde vem a cobrança indevida que está consumindo os créditos do seu celular da TIM, é preciso descobrir a origem da cobrança, isso pode ser feito através de um documento chamado EXTRATO DETALHADO DE LINHA, ele é fornecido gratuitamente a todos os clientes (inclusive pré-pagos), nele consta todas as atividades que geraram cobrança na linha do cliente, com isso é possível descobrir quaisquer cobranças indevidas que, porventura, apareça na linha.


Tudo que gerar cobrança será apresentando no documento. O cliente deve entrar em contato com a TIM por telefone ou então gerar o documento através do MEU TIM pela internet. Por telefone peça o documento através do 1056 ou 0800 741 4141, a ligação é gratuita. Por questões de segurança, apenas o titular da linha é que pode solicitar o detalhamento, pois ele tem todas as atividades da linha em determinado período (ligações efetuadas, recebidas, mensagens enviadas, etc).

Na internet acesse o site meutim.tim.com.br, faça login com o número do celular que deseja emitir o detalhamento de consumo, caso não tenha senha, cadastre-se, a senha será enviada para o seu GSM TIM. Quando estiver logado em sua área exclusiva no MEU TIM, selecione o menu MEUS CRÉDITOS > DETALHAMENTO DE CONSUMO.

Pronto, aí é só indicar o tipo de relatório que deseja (período, serviços, etc) e clicar em “GERAR RELATÓRIO”.

CONTESTAÇÃO

Com o relatório de detalhamento de consumo da sua linha TIM ficará fácil identificar quaisquer cobranças indevidas. Após identificar o serviço e/ou cobrança na qual desconhece, entre em contato com a TIM pelo 1056 e faça a contestação dos valores.

A operadora deverá lhe devolver o valor cobrado indevidamente em dobro, como determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ou seja, se descontou indevidamente R$15,00, deverá devolver R$30,00.

É importante não esquecer de exigir a restituição em dobro, caso contrário a operadora provavelmente lhe devolverá o valor simplificado.

A maioria das cobranças indevidas é devido a assinatura de serviços como: chat, QUIZ, horóscopo, serviço de notícias, caixa postal, jogo de perguntas, etc.


1 comentários:

  1. Olá,fiz essa promoção no meu vivo já faz quatro dias com hoje,e quando ligo não pega,porque quando a moça ligou informando,falou que não precisava ter crédito,e que eu esperace 72horas,no caso 3 dias,e já faz quatro e nada.

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"