Bolsa Família será depositado em conta

Novo cartão deve promover a inclusão bancária e, também, aumentar os recursos da caderneta de poupança.
Os beneficiários do programa de distribuição de renda Bolsa Família do Governo Federal vão poder abrir conta poupança a partir desse mês. Os beneficiários vão poder trocar a partir desse mês o cartão tradicional do benefício por um de conta poupança, a troca será gratuita e não haverá nenhuma cobrança, o serviço é mais vantajoso pois não exige que o participante saque todo o benefício de uma só vez, ele permitirá, por exemplo, que o dinheiro fique guardado na conta poupança até que seja utilizado, gerando, assim, juros (o dinheiro não ficará parado, perdendo poder de compra).
 A ministra Tereza Campello anunciou mudanças no Bolsa Família,  foto: Divulgação Agência Brasil: Antonio Cruz

A Conta Poupança Fácil Caixa poderá ser aberta por todos os beneficiários do Bolsa Família, basta procurar uma agência da CEF, Casa Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui, após a migração o dinheiro do Bolsa Família será depositado na conta poupança aberta automaticamente a partir do mês seguinte a migração.

A troca é OPCIONAL, não sendo obrigatória. Se preferir os beneficiários poderão continuar recebendo seus pagamentos pelo cartão do Bolsa Família.

A troca faz parte de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). A mudança também deve promover a inclusão bancária, já que muitos beneficiários não possuem caderneta de poupança.

Atualmente são mais de 14 milhões de famílias beneficiadas em todo o país.

Com a novidade a Caixa Econômica espera, também, aumentar o número de cadernetas de poupança ativa. A poupança é de suma importância para as instituições bancárias, pois ela é a principal fonte de recursos dos financiamentos habitacionais. Não por coincidência o banco estatal também é responsável por 72% de todos os financiamentos imobiliários do país.

Como dito anteriormente, a troca é facultativa. O interessado só precisará comparecer a uma Casa Lotérica ou Caixa Aqui com CPF, documento de identificação com foto e o cartão atual do Bolsa Família. A Conta Poupança Fácil será aberta sem burocracia, já no próximo mês o beneficiário terá o valor depositado na conta.

Outro beneficio importante é que a migração poderá promover a educação financeira, visto que muitos beneficiários poderão guardar suas economias na conta poupança. Com o cartão convencional a família acaba sendo obrigada a sacar todo o benefício de uma só vez.

O cartão da conta poupança será de débito, ele poderá ser utilizado para compras ou nos caixas eletrônicos. A instituição, no entanto, não informou qual será a bandeira do plástico. É sabido que atualmente a instituição trabalha com as variantes Visa, MasterCard e Hiper.

Atualização: cartão terá a bandeira ELO, aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo o Brasil.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"