Qual é o tema do PIM da UNIP?

Se você está fazendo um curso superior pela UNIP Interativa, você ouvirá falar muito sobre o PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar), ele é um trabalho acadêmico que deve ser realizado a cada dois meses, ao longo de sua trajetória acadêmica na Universidade Paulista você desenvolverá, não um, mas, pelo menos, 8 PIM's. Neste artigo explicaremos a dúvida mais frequente dos alunos, principalmente no primeiro semestre. Qual é o tema do PIM?


O PIM é um trabalho acadêmico que deve ser desenvolvido com base em 3 (três) disciplinas estudadas no bimestre. O aluno deverá escolher QUALQUER empresa – preferencialmente de capital aberto – e desenvolver um trabalho acadêmico seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), nesse trabalho o estudante colocará em prática o que foi aprendido nas disciplinas.

O trabalho tem, em média, de 20 a 35 páginas, podendo ser realizado de forma individual ou em grupo de até 5 (cinco) pessoas. O PIM não tem um tema específico, mas, o aluno poderá consultar o manual de desenvolvimento que está disponível sempre no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), lá contém tudo que é necessário para um bom desenvolvimento, bem como, os principais tópicos que deverão ser abordados no Projeto Integrado Multidisciplinar.

Exemplo: No PIM V do curso de Tecnologia em Marketing são abordadas as seguintes disciplinas: Comportamento do Consumidor, Especializações de Marketing, e Matemática Financeira. Para desenvolvê-lo eu escolhi uma empresa (exemplo Natura), posteriormente desenvolvi um trabalho expondo o conteúdo que aprendi nas 3 matérias/disciplinas que foram estudadas no bimestre.

É importante que você leia o Manual do PIM que desenvolverá, pois nele tem o conteúdo que o avaliador espera encontrar no seu trabalho, bem como, as regras, instruções e outros detalhes pertinentes ao trabalho acadêmico e sua avaliação.

Os trabalhos são classificados por número, representados por algarismos romanos, são eles: PIM I, II, III, IV, V, VI, VII e PIM VIII. Eles não vem, necessariamente, em ordem crescente, pois quando comecei o curso o primeiro PIM foi o III, o primeiro acabei fazendo apenas no final do curso, pois depende de qual disciplina o seu calendário acadêmico inicia. 

Leia o post Como fazer o trabalho PIM da UNIP e entenda melhor como ele deve ser desenvolvido. Nele explicamos as principais dificuldades encontradas por aqueles que vão fazer o primeiro trabalho. No começo parece um “bicho de sete cabeças”, porém, com o tempo fica mais fácil. Até porque o aluno desenvolverá, pelo menos, 8 PIM's durante o curso.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"