Fazer crediário em loja ajuda a aumentar o score de crédito

O crediário de loja é algo muito antigo no Brasil. As Lojas Casas Bahia é que tornaram o meio de pagamento popular no país. Por meio de um carnê é possível comprar móveis, roupas e até eletrodomésticos e pagar tudo parcelado. O que poucas pessoas sabem é que o crediário pode contribuir significativamente para aumentar o score de crédito de uma pessoa, pois a pontuação é usada e alimentada, principalmente, por lojas que oferecem essa opção de pagamento.

Já trabalhei durante alguns anos no setor de crediário de uma loja de departamentos de São Paulo. O que mais me intrigava era o fato de pessoas que compravam com frequência nesta opção de pagamento terem um SCORE de Crédito acima de 800, sendo considerado ótimo!


A conclusão que cheguei é que não dá pra aumentar o score comprando tudo à vista. O parcelamento conta pontos positivos para o consumidor. O uso do cartão de crédito acaba atrapalhando, pois o crediário tem mais impacto na pontuação.


Dicas para aumentar o score:
  • Comprar parcelado – preferencialmente usando o crediário de lojas;
  • Nunca atrasar o pagamento de contas;
  • Fazer o cadastro positivo – ajuda muito!
  • Abrir conta em mais de um banco – ajuda melhor o histórico na rede bancária;
  • Atualizar seu cadastro no SERASA e SCPC (Boa Vista) para evitar divergência cadastral no momento da solicitação de produtos e serviços financeiros;



Fuja de sites que prometem aumentar o score mediante o pagamento. O efeito poderá até ser negativo. O que essas empresas fazem é realizar várias consultas do CPF aprovando crédito em seu nome, o que contribui para o aumento da pontuação de crédito do Serasa e SCPC (Boa Vista).


O grande problema do carnê (crediário) são os juros. Para comprar parcelado é preciso financiar a compra. A boa notícia é que os juros costumam ser menores do que o do cartão de crédito. Além disso, o financiamento pode ser feito em mais de 12 vezes, algo difícil de se conseguir no cartão de crédito.


Algumas das lojas que ainda fazem crediário são: Casas Bahia, Magazine Luiza, Havan, Pernambucanas, Colombo, dentre outras. O Ponto Frio desde 2012 deixou de oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes, agora ele oferece um cartão de crédito próprio (private label e co-Branded).


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"