DP – Dependência no PIM da UNIP

O Projeto Integrado Multidisciplinar, mais conhecido como PIM, é o trabalho mais importante a ser desenvolvido nos cursos tecnológicos (presencial ou à distância) da UNIP Interativa, pois ele conta nota para, praticamente, todas as matérias do curso. Ao longo da vida acadêmica o aluno terá que desenvolver, pelo menos, 8 PIM's, sendo um a cada bimestre. Caso o aluno não atinja uma boa nota, poderá ser submetido ao regime de Dependência (DP).

Em caso de reprovação o aluno terá que realizar novamente o trabalho em outro semestre. Uma dica importante, se você descobrir que já foi reprovado, já vá desenvolvendo um novo trabalho, não espero a inclusão da disciplina no novo bimestre para começar a desenvolvê-lo, dessa forma você não precisará desenvolver 2 PIM's em um mesmo bimestre futuramente (quando ele for incluído no calendário acadêmico), pois já terá ele pronto para entrega. O PIM de DP é o mesmo do principal, segue o mesmo manual de desenvolvimento.

Reprovação nas matérias incluídas no PIM

Ao reprovar no PIM o aluno também estará sujeito a reprovação nas três disciplinas incluídas no trabalho, isso porque a conta do trabalho é utilizada, diretamente, para o cálculo da média nas matérias, portanto, tirar uma nota ruim pode significar a reprovação automática em 3 disciplinas. Contudo, isso não é regra, caso tire nota suficiente na prova, pode ser que o aluno não seja reprovado nas disciplinas envolvidas no trabalho.


Exemplo: O PIM III do curso de Marketing inclui as disciplinas: Contabilidade, Mix de Marketing e Estatística. Portanto, se o aluno reprovar no PIM III ele poderá ficar em DP (Dependência) nas três matérias, pois para o cálculo da média final das matérias é levado em conta a nota do trabalho acadêmico.


O Projeto Integrado Multidisciplinar faz com que o aluno coloque na prática aquilo que aprendeu ao longo do bimestre, essa é a principal forma de avaliação do desempenho do curso. Em média, cada trabalho possui de 20 a 35 páginas, devendo sempre ser elaborado de acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tal como descrito no manual de desenvolvimento do PIM.

Ao longo do curso o aluno terá que realizar o PIM I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII. O PIM VIII é o único que costuma ser diferente, chamado de Jogos Empresariais, ele é uma plataforma virtual (jogo) que é utilizado para simular os ambientes empresariais (favoráveis ou não).


2 comentários:

  1. Eles leem esses trabalhos? Ou só pedem olham por cima e pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de quem vai corrigir. Já teve vezes que na correção eles não colocaram nenhuma observação, o que dava a entender que a pessoa nem se deu o trabalho para me avaliar. Teve algumas vezes em que a correção foi muito detalhada, o professor falava todos os erros e até dava opinião sobre o que escrevi.

      Excluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"