Como formar grupo para a elaboração do PIM UNIP?

O PIM da UNIP pode ser feito, normalmente, em grupo de até 5 pessoas. Muitos alunos encontram dificuldades para montar um grupo para a elaboração desse trabalho tão importante, pois a nota dele é utilizada para o cálculo da média das disciplinas envolvidas. Uma nota ruim no Projeto Integrado Multidisciplinar pode significar ir para exame ou até mesmo a reprovação, DP (Dependência). Este artigo visa nortear o procedimento para formação de grupo para a elaboração de um PIM da UNIP Interativa.


Não é necessário permanecer com o mesmo grupo até o final do curso! Você poderá formar grupos de até 5 (cinco) integrantes.

Opção 1 – Formação de grupo pelo fórum da UNIP

No AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) a Universidade Paulista disponibiliza um fórum, procure a página Formação de Grupo do PIM desejado, ali você poderá interagir com outros alunos que estão no mesmo curso e período.

Dica: No fórum é possível trocar mensagens privadas, contudo, pouquíssimas as pessoas sabem como consultar o correio eletrônico do AVA. Então, sugiro que você passe no fórum um e-mail, Facebook, WattsApp ou qualquer outra rede social para que outros alunos possam entrar em contato com você.

Veja abaixo um print do fórum do PIM VIII:

A parte negativa desse fórum é que muitos acabam expondo contatos pessoais para conseguir entrar em contato com outros alunos. Acredito que deveria ter uma opção de troca de mensagens de maneira privada entre os colegas, que seja mais fácil.

Opção 2 – Polo presencial

No seu Polo, em dia de prova, procure por pessoas que estejam no mesmo curso e período. Dessa forma você poderá desenvolver o trabalho até mesmo de forma presencial, se assim desejar. O bom é que você pode até fazer um amigo.

No dia de prova você poderá encontrar diversos colegas do mesmo curso, o que facilitará a troca de contatos e de experiências.

É importante que a pessoa escolhida esteja no mesmo curso que você e precise fazer o mesmo PIM. Exemplo, para elaboração do PIM I de Marketing todos os alunos deverão estar matriculados no mesmo curso (não precisa ser do mesmo polo) e devem estar no mesmo PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar).

Opção 3 – Use a internet

Até mesmo em comentários desse blog você poderá encontrar outros colegas para elaborar o PIM. Por enquanto, não temos comentários, mas, se quiser, deixe seu contato abaixo, quem sabe outro aluno que também está procurando por formação de grupo para o PIM lê e entra em contato com você.

Não esqueça de mencionar o curso: Pedagogia, Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação, Serviço Social, Administração, etc, e também o tipo de PIM que deseja elaborar, exemplo: PIM I, II, III, IV, V, VI, VII ou VIII.

Caso não encontre um colega para elaboração do trabalho, não se preocupe, o PIM pode ser elaborado de forma individual.

Durante o meu curso sempre preferi fazer o trabalho sozinho, pois, no começo, tentei fazer em grupo, mas a cobrança de outros integrantes era muito grande. Mas, sem dúvida, fazer em grupo pode tornar o Projeto Integrado Multidisciplinar mais fácil de ser elaborado, afinal você pode dividir as tarefas.


1 comentários:

  1. seria muito bom mais minha tutora diz que nao podia teria de ser do mesmo polo, agora vi que pode sim sem ser do mesmo polo que bom

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"