Como entregar o PIM da UNIP?

No blog já falamos, por diversas vezes, sobre o PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar que é obrigatório em quase todos os cursos a distância da UNIP Interativa EAD, nesta matéria vamos tirar uma dúvida do leitor Pedro Henrique de São Paulo, ele perguntou sobre o procedimento para postagem do PIM I, porém, o procedimento é o mesmo para os demais trabalhos (II, III, IV, etc).

PIM deve ser eletrônico!
Muitos alunos pensam que precisa entregar o PIM impresso no polo, isso não é necessário! O aluno deverá enviar o Projeto Integrado Multidisciplinar pela internet, devendo ser no formato Word (.doc) ou PDF.

Antes de enviar se certifique de que o trabalho está de acordo com as normas da ABNT e que atende o objetivo proposto no manual de desenvolvimento.

Data de Postagem
O período de postagem pode ser consultado no Calendário Acadêmico que está disponível no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), é de suma importância a consulta, pois não são aceitas entregas fora do prazo. O aluno que não entregar o trabalho no prazo proposto será automaticamente colocado em DP (Regime de Dependência), podendo inclusive reprovar nas matérias do PIM (lembre-se que o PIM conta nota para três disciplinas do bimestre).

PIM em grupo, quem deve postar?
Se você optou por realizar o trabalho em grupo, apenas uma pessoa deverá fazer a postagem. O líder, cuja escolha é livre, deverá enviar o arquivo por meio do AVA ou na página específica de entrega de trabalhos da UNIP.

É importante que o líder não esqueça de incluir todos os integrantes do trabalho, para isso ele deverá incluir o RA (Registro do Aluno) de todos os membros, se não fizer isso os demais alunos poderão ficar sem nota.

Como postar o PIM?

A postagem deve ser feita pelo AVA ou então pelo site trabalhosacademicos.unip.br, na página principal selecione “UNIP INTERATIVA” no campo Instituto, posteriormente indique o seu RA e senha, o mesmo utilizado para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Após entregar será gerado um recibo de entrega, é muito importante que você imprima o comprovante, ou então salve o arquivo em seu computador. Ele comprova que o arquivo foi enviado em determinada data, pois, muitos acabam alegando que enviou o arquivo e ele não ficou salvo na plataforma.

Não há um prazo específico para correção do PIM, já tive trabalhos corrigidos em duas semanas, porém, já tive, também, trabalhos que só foram corrigidos após as provas. O ideal é entregar logo no começo do prazo de envio, pois quanto mais tempo o aluno demorar para enviar, maior será a quantidade de trabalhos a serem corrigidos na sua frente, consequentemente, maior será o prazo de correção pelo orientador pedagógico do trabalho.


1 comentários:

  1. Entreguei o PIM e já fazem mais de 60 dias e ele não foi corrigido, no AVA só há a seguinte mensagem "aguardando correção do professor". Por causa disso fui extremamente prejudicada pela UNIP, tendo que realizar o exame das 6 disciplinas do semestre pois não sei se atingi a média com as provas regulares.

    No semestre passado a Nota do PIM foi lançada depois que fiz a prova no polo, com isso descobri que fiz várias provas à toa. Quando ligo no 0800 da Universidade Paulista os tutores não sabem informar, eles apenas informam "Na dúvida, faça o exame para caso não tenha atingido a média não fique retido". Acho isso um absurdo pois cada vez que vou ao polo fazer o exame eu perco várias horas do meu dia, além de ter que sair mais cedo do trabalho e se deslocar até o outro lado da cidade.

    PIM é irracional - Uma universidade que pede um trabalho de, mais ou menos, 35 páginas a cada dois meses é IRRACIONAL, pois por várias vezes tive que fazer o trabalho do PIM sem ter terminado de estudar as três disciplinas de cada bimestre. Os professores que analisam o trabalho também não possuem bom senso, já que eles fazem de tudo para dar a melhor nota para o aluno, pois isso vai prejudicar em outras disciplinas e, assim, a UNIP vai ganhar mais dinheiro com DPs.

    Se tiver uma nota ruim no PIM você, automaticamente, vai para exame e pode ficar retido em três disciplinas, pois essas matérias não atingiram a nota mínima para aprovação.

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"