Extrato do INSS para Imposto de Renda disponível na internet

Saiba como emitir o extrato para imposto de renda dos benefícios do INSS para o Imposto de Renda, documento pode ser emitido na internet pelo site da Previdência Social.

Caso tenha recebido benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e seja declarante do Imposto de Renda, é importante que saiba como emitir o extrato para fins declamatórios. O documento demonstra os benefícios recebidos durante o ano-calendário do Imposto de Renda, facilitando a declaração das informações de rendimento a Receita Federal do Brasil (RFB). A emissão do documento pode ser feita nas agências da Previdência Social ou ainda por meio da internet de forma gratuita.



A emissão está disponível apenas para aqueles que recebem ou receberam benefícios da previdência social durante o ano-calendário consultado. O documento mostra de forma detalhada os rendimentos do período (valor, data, etc) dessa forma fica muito mais fácil acertas as contas com o leão. Além disso a emissão do documento pode evitar informações divergentes com o fisco, já que a Receita atualmente cruza os dados com as informações da Previdência Social.

Como emitir

A emissão deve ser feita pelo site www5.dataprev.gov.br/irpf01, posteriormente basta que o interessado informe o ano-calendário da consulta, número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF (Cadastro de Pessoa Física), após clicar em “consultar” o extrato para fins de imposto de renda do ano-base é apresentado.

Para fazer a consulta não é preciso informar senha ou realizar cadastro, baixa preencher o formulário seguindo as instruções mencionadas acima.

Em caso de dúvida ou dificuldade o contribuinte também pode entrar em contato com o telefone 135 da Previdência Social para obter mais informações. Ou então comparecer a uma agência do INSS para que o extrato do benefício seja disponibilizado por um atendente (consulte a necessidade do agendamento).

Não são todos os contribuintes que são obrigados a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), caso seja isento a emissão do documento torna-se desnecessária, entretanto você pode emiti-lo para fins próprios, tal como, checar o valor total recebido do INSS no ano anterior.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"