Extrato de ligações e mensagens da Tim pela internet

As cobranças indevidas são as principais reclamações dos usuários de telefones celulares, se você desconfia que está sendo tarifado indevidamente pela operadora, saiba que existe um documento que pode ser utilizado para reclamar de cobranças indevidas, se ficar comprovado que houve erro, o consumidor pode ser ressarcido a partir deste documento. O Extrato Detalhado de ligações, serviços e SMS deve ser disponibilizado gratuitamente por todas as operadoras, essa é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), neste artigo falaremos sobre o procedimento de obter o documento de uma linha móvel da operadora TIM.



O documento deve ser disponibilizado gratuitamente ao titular da linha/plano, sendo que é possível obter informações por um período de até 6 meses (180 dias), para períodos superiores o cliente deverá verificar a disponibilidade junto a prestadora, pois o período legal no qual as operadoras estão obrigadas a disponibilizar o documento é seis meses.

Emissão pela internet

A emissão pela internet pode ser feita pelo Portal Meu Tim, disponível no site da operadora, mas para facilitar o procedimento indicamos o passo a passo a seguir:
Acesse o site meutim.tim.com.br, digite o número do seu TIM na área indicada, posteriormente se você como eu não tem senha, selecione a opção [Esqueceu ou não sabe a senha], veja na imagem abaixo:

Feito isso a operadora enviará ao seu celular uma senha de acesso, normalmente a primeira senha é 1056 (telefone da Tim), digite no site para acessar a sua área restrita. Já em sua área restrita selecione a opção “Meus Créditos”, logo em seguida selecione o menu [Detalhamento de Consumo].


O próximo passo é selecionar o período que deseja obter o documento. É possível obter o relatório dos últimos 7 dias, se quiser um período maior deverá selecionar o dia inicial e final da consulta (disponível até 180 dias retroativos), posteriormente selecione exibir serviços não tarifados e selecione todos os serviços para que o seu detalhamento seja completo.


Apos selecionar [Gerar Relatório] o seu relatório será gerado, imprima-o ou salve em seu computador para posterior consulta.

Apos analise detalhada do consumo, caso identifique alguma cobrança indevida basta entrar em contato com a operadora através da central de atendimento ao cliente da TIM.
O documento também pode ser solicitado por telefone, basta que o interessado entre em contato com o telefone 1056 ou 0800-741-4141 e solicite o extrato a um atendente. O documento será enviado por correios para o endereço informado, tal procedimento e gratuito e demora normalmente uns 10 dias úteis.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"