Consultar pelo nome o número do Título de Eleitor e local de votação

O Título de Eleitor é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro, pois é através dele que conseguimos exercer o nosso poder de escolha na política brasileira, seja nas eleições para presidente, prefeito, vereador, deputado, senador, etc. Se você perdeu o seu documento, saiba que pela internet é possível recuperar o número, para isso o interessado deverá utilizar a busca no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), abaixo você confere qual o procedimento para utilizar a ferramenta. Tal serviço pode ser útil para aqueles que perderam o título e precisam apenas da numeração do documento, seja para justificar o voto ou informar em algum documento.



Para justificar o voto por exemplo o eleitor precisa saber o número do Título de Eleitor para preencher no formulário, se você não sabe pode fazer uma consulta gratuita por meio do site, para isso será necessário apenas saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe do interessado, além do número o sistema também apresenta o local de votação: endereço, seção e zona.

Como recuperar o número do Título de Eleitor através da internet?

O procedimento é muito simples e intuitivo, basta acessar o site abaixo:


Aí basta que você informe o nome completo do eleitor, data de nascimento e nome da mãe, digite também os caracteres da imagem de validação para concluir a pesquisa. Se for encontrado algum documento em seu nome ele será apresentado na próxima página acompanhado do endereço do local de votação cadastrado junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


O número do título de eleitor pode ser requisitado para emissão de documentos ou realização de algum serviço. Pela internet não é possível obter a segunda via, no entanto, é possível descobrir o número através da ferramenta de pesquisa de eleitor. Se você precisar de uma segunda via procure um Cartório Eleitoral mais próximo, note que em períodos eleitorais o documento não pode ser solicitado o ano inteiro (há prazos).

Importante: para votar não é necessário saber o número do Título de Eleitor, basta comparecer a sua seção eleitoral munido de um documento de identificação oficial com foto. Se você não sabe qual a seção e zona eleitoral cadastrada junto ao Cartório Eleitoral da sua cidade, utilize a ferramenta acima para fazer uma busca no site do TSE.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"