Como fazer a Carteira de Trabalho no Distrito Federal

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes para o trabalhador brasileiro, pois através dela é possível que o empregador assine o documento (registro), garantindo que o tempo de serviço seja validado para fins previdenciários, como: aposentadorias, auxilio doença ou outro benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Tal documento pode ser solicitado a partir dos 14 anos e é obrigatório para todos aqueles que desejam trabalhar de forma legalizada no país. Na matéria de hoje vamos ensinar como solicitar o documento no Distrito Federal (DF), em Brasília e outros municípios. A solicitação é gratuita e o documento já fica pronto no mesmo dia ao da solicitação.



A CTPS serve para registrar todos os registros trabalhistas de um cidadão, seja ele empregado por empresa privada ou pessoa física. O primeiro passo para iniciar-se no mercado de trabalho é ter o documento, sem ele, dificilmente você consegue algum emprego formal ou mesmo a participação em programas de aprendizagem como o Jovem Aprendiz. Então antes de sair a procura de emprego é necessário já ter o documento em mãos, ele pode ser solicitado de forma gratuita a partir dos 14 anos.

Documentos Necessários

Para que o documento seja confeccionado é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • 1 documento de identificação oficial com foto (pode ser RG, CNH, Passaporte, carteira de trabalho anterior etc);
  • Certidão de Nascimento/Casamento ou Averbação;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • 1 foto 3x4 recente;
  • Carteira de Trabalho anterior (se houver);
  • Boletim de Ocorrência (se houver);


Importante: Caso a solicitação seja de uma segunda via, será necessário comparecer a Caixa Econômica Federal ou Agência do INSS para retirar o extrato de informações previdenciárias ou do INSS. No documento consta os últimos registros de contribuições do cidadão. A segunda via virá em branco, ficando o próprio trabalhador responsável pelo preenchimento dos dados anteriores junto aos antigos empregadores.

Locais de emissão

O trabalhador pode procurar uma Agência do Trabalhador ou Posto Na Hora para que o documento seja emitido, confira abaixo os endereços em todo o Distrito Federal:



A emissão do documento não tem nenhum custo para o trabalhador (mesmo que segunda via). Para que o documento seja entregue no mesmo dia é necessário que todos os dados do trabalhador estejam corretos e que não haja nenhuma divergência no cadastro junto a Previdência Social ou Ministério do Trabalho.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"