Consulta de pontos e multas da CNH através do DETRAN SC

O Detran de Santa Catarina tem entre suas atribuições a avaliação de condutores, sendo responsável tanto pela aplicação do exame teórico quanto da prova prática com um examinador do Detran, tanto de carro quanto de moto. Se você possui uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa também ficar atento a sua pontuação, principalmente se você estiver com a CNH provisória. O Departamento Estadual de Trânsito disponibiliza gratuitamente pela internet a consulta de pontuação, emissão de guias, consulta de processo de habitação e resultado das provas e exames, caso você seja um candidato a uma carteira de motorista. Na matéria de hoje mostraremos como consultar a sua pontuação pela internet, tal resultado também mostra as infrações e multas cometidas nos últimos doze meses.



Muitos dos atendimentos presenciais do Detran e Ciretran são para serviços básicos como esse, que poderiam ser consultados facilmente pela internet. Abaixo você confere um pequeno tutorial sobre o processo de consulta utilizando a ferramenta do DETRAN SC.

O interessado deverá acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina:


Logo na tela inicial você encontra os serviços on-line mais utilizados, para consultar a situação da sua CNH você deverá utilizar o segundo quadro “CNH”. Para realizar a consulta é necessário apenas informar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). No mesmo quadro também há a opção de consultar o processo de habilitação (primeira CNH ou Renovação) e também o resultado das provas e exames aplicados pelo órgão. No caso de consulta de processo de habilitação você pode utilizar o número do RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) ou se preferir o CPF.

Além da consulta de pontos da CNH o site também oferece consulta de prontuário de veículos, multas de veículos nacionais e estrangeiros.

O condutor pode ter até 21 (vinte e um) pontos na CNH, no entanto existem infrações que podem causar a perda do direito de dirigir (de acordo com a sua gravidade). Os pontos são válidos por um ano, por essa razão a pesquisa online só apresentará os últimos doze meses de multas e infrações cometidas pelo condutor.


4 comentários:

  1. ACHEI COMPLICADO SABER O RESULTADO DA PROVA DA CNH, DEVERIA SER MAIS SIMPLES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para descobrir o resultado da minha prova ?

      Excluir
  2. O resultado da prova escrita demora muito.

    ResponderExcluir
  3. Queria sabe , se perco a carteira promissoria pq levei uma multa de 4 pontos

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"