Consulta de multa de veículo pela placa e Renavam no Detran SC

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN SC) é o órgão responsável por fiscalizar o trânsito de veículos e também a formação e fiscalização dos condutores, habilitados por este. Hoje em dia os serviços estão mais acessíveis a população, para consultas simples de multas de veículo, não é mais necessário comparecer ao DETRAN – SC, pois tal consulta já é uma realidade na internet e não tem custo algum para o usuário. Todos os dias o DETRAN e também as Ciretrans recebem cidadãos interessados em realizar consultas básicas, serviços que inclusive estão disponíveis pela internet, isso porque pouca gente tem conhecimento que dá pra acessar o prontuário de qualquer veículo apenas com o número da placa e o RENAVAM (Registro Nacional do Veículo).

O órgão segue rigorosamente as normas do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e também do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Quando um cidadão vai tirar a habilitação é preciso inclusive passar por avaliação teórica e prática no Detran após ter frequentado o CFC (Curso de Formação de Condutores) da Autoescola.

Como realizar a consulta

A consulta é bem simples e fácil de ser realizada, primeira o cidadão deve acessar o site do Detran de Santa Catarina:


O acesso à ferramenta é muito fácil, logo na página inicial do órgão você encontra os principais serviços online. O primeiro quadro refere-se a "Veículo", é através dele que é possível consultar o prontuário, basta informar o número da placa e do Renavam. Há também o terceiro quadro que é para quem quiser consultar as multas, é necessário digitar o número da placa e do Renavam para ambas as opções.

O sistema apresenta as multas e infrações cometidas nos últimos doze meses. As multas apresentadas são de vários órgãos como: Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, etc.

É importante salientar que após cometer uma infração o condutor/proprietário do veículo recebe uma notificação oficial, acompanhado de um prazo para defesa (se aplicado). Neste período o condutor pode recorrer caso considere que a multa é indevida. Lembrando que o período para ela ser lançada no sistema varia de acordo com o órgão responsável pela aplicação.

Antigamente para se fazer a consulta era necessário realizar um cadastro junto ao Detran/SC, hoje você só precisa saber as letras e números da placa e o Registro Nacional do Veículo (Renavam) que está impresso no documento. O sistema apresenta o prontuário do veículo com o registro dos últimos doze meses de multa ou então um "nada consta", caso não tenha nenhuma infração.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"