Como fazer cadastro no MTE Mais Empregos

Hoje o blog vai dar uma super dica para quem está procurando trabalho e não dispõem de tempo para ficar cadastrando o currículo nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), trata-se de uma ferramenta utilizada pela maioria das agências públicas de emprego e intermediação de mão de obra, ela é parte integrante do Sistema Nacional de Empregos (SINE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O cadastro é simples de ser efetuado e pode ser realizado já a partir dos 14 anos, no entanto é preciso ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pois a numeração será solicitada no momento do cadastro.

MTE Mais Empregos é a principal ferramenta utilizada por agências de emprego


Requisitos

  • Para preencher o cadastro é preciso atender aos requisitos abaixo:
  • Ter 14 anos ou mais;
  • Possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Possuir CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Possuir PIS/PASEP/NIS ou NIT (se não tiver veja abaixo como gerar);


Procedimento para cadastro
Para cadastrar um currículo no MTE Mais Empregos é fácil, basta seguir os procedimentos baixo:


No menu a sua esquerda selecione “Trabalhador” em seguida “Vagas de Emprego”. Você será redirecionado a tela de login da ferramenta, se você nunca utilizou o serviço então deverá escolher a opção “Deseja cadastrar trabalhador?” e preencher um pré-cadastro no site. É importante que você atenda a todos os requisitos, caso contrário o seu cadastro poderá ser invalidade no sistema.

Não possuo PIS/PASEP/NIS/NIT o que fazer?
Quem nunca trabalhou é muito provável que não tenha o registro. Não se preocupe, pelo site da Previdência Social é possível gerar um NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), acesse aqui a ferramenta, depois de ter o número do NIT você poderá dar prosseguimento ao cadastro, basta utilizá-lo no primeiro campo do cadastro do MTE Mais Empregos (PIS/PASEP/NIS/NIT).

Não possuo Carteira de Trabalho, o que fazer?
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento essencial para quem quer arrumar um emprego, mesmo que seja para o cargo de aprendiz ou estágio. Procure um posto PAT, SINE, CAT ou qualquer outro órgão responsável pela emissão do documento no seu município para só então começar a busca pelo primeiro emprego, até porque sem a Carteira de Trabalho você só conseguirá emprego registrado.

É isso, espero que as dicas acima sejam úteis para quem está procurando um emprego. Lembrando que o MTE Mais Empregos é a ferramente utilizada pelos postos de trabalho (Agências Públicas de Emprego) pois tal sistema é integrado ao Sistema Nacional de Empregos (SINE), que é válido em todo o país.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"