Consulte se placa é de veículo roubado, furtado ou clonado

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, denominado Sinesp, disponibiliza para a população uma ferramenta muito útil que permite a análise de uma placa do veículo, com isso você pode descobrir se o veículo é roubado, furtado ou ainda se ele foi clonado, caso o número da placa não corresponda as características do veículo. Tal ferramente é também de utilidade pública para toda a população, pois permite que qualquer cidadão consulte a placa pela internet caso considere-o suspeito. Além da consulta pela internet, há também um aplicativo desenvolvido para celulares com sistema operacional Android e IOS, através dele é possível conferir a placa de qualquer lugar.

Serviço pela internet permite consulta gratuita de placa de veículo (divulgação)


A consulta de placa de veículo pela internet é disponibiliza a bastante tempo pela internet, porém poucas pessoas sabem que esse serviço existe. Recentemente o Sinesp criou um aplicativo para smartphones, justamente para popularizar o uso da ferramenta. Caso o cidadão encontre um veículo com placa roubada, furtada ou com características de um veículo clonado, poderá acionar o 190 da polícia militar ou outra autoridade de segurança pública para recuperar o veículo. Essa ferramente é também a esperança de muitos cidadãos que tiveram o veículo roubado, pois pode ajudar a polícia a encontrar o veículo.

Como consultar a placa

A consulta pela internet deve ser feita por meio do site abaixo:


Você só precisa informar as letras e números da placa, posteriormente digite os caracteres de segurança. Após selecionar “Checar Situação” será mostrado o status do veículo junto ao Serviço Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP). A plataforma mostrará as seguintes características do veículo:

  • O município e estado do veículo no qual consta no registro da placa original;
  • Parte da numeração do Chassi;
  • Alerta para que você não se aproxime do veículo, caso sua situação seja Roubado/Furtado;


Com isso você também consegue descobrir se o veículo não é um clone (veículo que utiliza a placa de outro veículo, para forjar a identificação) caso as características apresentadas na plataforma não “batam” com as do veículo que está utilizando a placa.

Orientação: ao consultar a placa de um veículo e constatar que ela não bate com as características do veículo, apresentar o status de roubado ou furtado, acione imediatamente uma autoridade policial e procure ficar longe do veículo para a sua própria segurança.

Infelizmente o número de roubos e furtos de veículos não para de aumentar em diversas cidades brasileiras. Porém ferramentas como essas podem ajudar na recuperação do veículo, caso sejam utilizadas pela própria população, e não apenas pelas autoridades policiais.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"