Como fazer a transferência do FIES de Curso ou de Instituição de Ensino

Quem possui um financiamento estudantil pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) pode efetuar a transferência de curso ou de instituição de ensino desde 2011 (Lei nº 12.202). Essa portaria normativa dispõe de informações sobre a transferência integral de curso e também de instituição de ensino. Se você quer mudar de instituição de ensino ou curso, poderá fazer a solicitação no primeiro ou segundo semestre, sempre nos meses de Junho ou Dezembro. O pedido de transferência deve ser encaminhado pela internet através do SisFies (Sistema Informatizado do Financiamento Estudantil – FIES). Abaixo preparamos uma matéria especial para você tirar as suas dúvidas sobre o procedimento correto para efetuar tal transferência e também os links de acesso à plataforma de solicitação.

Fies ajuda brasileiro a cursar o ensino superior (Imagem: divulgação/MEC)


Importante: A mudança de curso poderá ser realizada apenas uma única vez, desde que o período entre o início do curso e o desligamento do curso superior atual não seja superior a 18 meses, ou seja, o aluno poderá pedir a mudança do curso, desde que o financiamento tenha sido feito a no máximo 1 ano e meio. Já a transferência apenas de instituição (sem mudar o curso) poderá ser realizada quantas vezes quiser durante o financiamento, limitado a uma única vez por semestre, pois o FIES não considerará a mudança de instituição como uma mudança de curso.

Antes de pedir a mudança de instituição e/ou curso, é necessário consultar se ele tem avaliação positiva junto ao MEC (Ministério da Educação) e também se ele fez a adesão ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Procedimento para solicitação da transferência do FIES

A solicitação deve ser feita sempre no último mês de cada semestre (Junho ou Dezembro);

  1. Acesse o SisFies pelo endereço sisfiesaluno.mec.gov.br ou sisfiesportal.mec.gov.br
  2. Faça login no sistema com o seu CPF e Senha. Caso não possua cadastro, deverá efetuá-lo gratuitamente para acesso à plataforma;
  3. Selecione uma das opções disponíveis na sessão Transferência: transferência de instituição, mudança de curso e instituição, mudança de curso dentro da mesma instituição;
  4. Conclua a solicitação da transferência pela internet;
  5. Após a conclusão da solicitação o aluno deverá aguardar aproximadamente 10 dias para análise e conclusão da solicitação de transferência. Posteriormente será necessário comparecer à Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento (CPSA) para assinar o DRT (Documento de Regularidade de Transferência) do financiamento.


A solicitação da transferência não poderá ser feita em semestres parciais, portanto é necessário fazer o pedido sempre no mês de Junho ou Dezembro.

Valor do novo curso
Para a transferência do FIES, não tem problema o novo curso ser de um valor maior ou menor que o atual. O agente responsável pelo seu financiamento poderá efetuar as alterações necessárias no valor financiável.

Esperamos que as informações acima, sejam úteis para você que quer mudar de curso ou de instituição de ensino do seu financiamento através do FIES. Se tiver alguma dúvida, comente abaixo.


2 comentários:

  1. Eu fazia faculdade na Unicapital , fiz um semestre só no ano passado , agora gostaria de transferir meu FIES para uninove , e mudar o curso pra fisioterapia , eu consigo fazer esse procedimento pra inicio agora nesse 2 semestre ?

    ResponderExcluir
  2. Eu fazia faculdade na Unicapital , fiz um semestre só no ano passado , agora gostaria de transferir meu FIES para uninove , e mudar o curso pra fisioterapia , eu consigo fazer esse procedimento pra inicio agora nesse 2 semestre ?

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"