Aplicativo permite cidadão consultar Mandados de Prisão

O Ministério da Justiça, lançou nesta quinta-feira (24) um aplicativo para celulares e smartphones que permite a consta se um cidadão é procurado ou não da polícia. O aplicativo será fornecido pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e apresentará uma consta através de uma parceria com o Banco Nacional de Mandado de Prisão (BNMP), a ideia é estimular a população e principalmente a fazer pesquisa por nomes de pessoas que considerem suspeito, além de alertar o cidadão sobre o risco caso o resultado seja o de uma pessoa procurada, ele também orienta a fazer a denúncia. Dessa forma pode oferecer uma mulher integração entre a polícia e o cidadão, espera-se que a longo prazo o número de pessoas procuradas pela justiça diminua, graças a essa importante ferramenta que estará disponível para celulares com sistema operacional Android e também IOS.



A utilização do aplicativo é bem simples, o cidadão só precisa informar o nome completo da pessoa que gostaria de verificar a existência de débitos com a justiça, posteriormente pode-se informar mais dados para evitar que sejam apresentados dados de pessoas com o mesmo nome, por isso pode-se inserior o nome da mão, data de nascimento e o órgão para tornar a busca ainda mais refinada e precisa.

Consulta a placa
O Sinesp já havia lançado um aplicativo que permite a consulta de placas de veículos, aplicativo esse que hoje figura entre os mais baixados nas principais lojas de aplicativos para celular. Através dele é possível verificar se determina placa é de veículo roubado, furtado ou clonado. Esses dois aplicativos podem trazer resultados positivos para a polícia brasileira caso sejam utilizados em massa pela população. Ao identificar um veículo roubado, furtado ou supostamente clonado, o cidadão pode denunciar aos órgãos competentes facilitando o trabalho de investigação da polícia.

Ambos os aplicativos estão disponíveis para download gratuitamente nas lojas de aplicativo. Abaixo veja como fazer essas consultas através do computador.

Consulta pela internet
Se o cidadão não tiver um celular para baixar o aplicativo é possível também efetuar uma consulta gratuita através do site do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para isso acesse o site abaixo:


Para utilizar a plataforma de consulta basta selecionar "Sinesp Cidadão" caso queira consultar placas de veículos, ou então "BNMP" caso queira consultar o Banco Nacional de Mandados de Prisão. A utilização de ambos os serviços é bem simples, você só precisa fornecer apenas algumas informações básicas para ter acesso ao resultado da consulta.

Ambas as aplicações estão disponíveis para download gratuitamente. Para baixar os aplicativos você só precisa procurar na loja virtual o termo "Sinesp Cidadão" para o de consulta de placas de veículos ou " "BNMP"para o de mandados de prisão.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"