Mensagens SMS de propagandas ou repetidas no celular - como cancelar

Muitos clientes das operadoras: Claro, Tim, Oi e Vivo tem recebido SMS repetidas no celular, o problema tem afetado usuários de vários estados, ao receber um SMS o usuário chega a receber dois, três ou até quatro mensagens iguais. Agora além das propagandas ainda convive com uma espécie de “SMS pirata” que são aquelas mensagens com anúncios de assinatura ou pior, falando que você ganhou algum prêmio e que são enviados por números de celulares convencionais, e não pelos números especiais criado pelas operadoras (números de até cinco dígitos). Confira abaixo como se ver livre desses três tipos: SMS com propaganda, SMS Pirata e SMS Repetidas.



Cancelar SMS publicitário das operadoras e seus parceiros 

Imagine você ficar recebendo mensagens durante o dia todo com anúncios para assinar notícias, jogos, comprar música, receber horóscopo, etc. As mensagens publicitárias são permitidas por lei, no entanto se o consumidor quiser pode solicitar o cancelamento junto a operadora, para isso basta que ele envie um SMS para o número de cancelamento ou então entre em contato com a Central de Atendimento.



  • Claro: envie SMS com a palavra SAIR para o número 888 
  • Vivo: envie SMS com a palavra SAIR para o número 457 
  • Tim: envie SMS com a palavra SAIR para o número 4112 
  • Oi: envie SMS com a palavra SAIR para o número 55555 



Após enviar o SMS você receberá um SMS confirmando que a operadora registrou o cancelamento de SMS publicitários e que a partir dessa data você não receberá mais mensagens dela e de seus parceiros.


SMS Pirata 

Mensagem falsa da promoção Provou Gostou, já fez muitas vítimas
Se ver livre dos SMS pirata é difícil pois eles são enviados por empresa ou pessoas não autorizadas, no entanto você pode fazer a denúncia do número e do conteúdo da mensagem pela internet através do site “SMS Pirata” que é apoiado pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo. Se você denunciar e for constatado que tão número está enviado SMS sem autorização as operadoras e a Anatel poderá fazer o bloqueio do número (linha) que está enviado os SMS Pirata.


As mensagens SMS piratas são aquelas enviadas através de números convencionais, normalmente são enviados por empresas ou estelionatários informando que o consumidor ganhou algum prêmio, quando na verdade se trata de um golpe. As empresas que enviam esse tipo de mensagem sem autorização também poderão ser penalizadas. Já o SMS oficial é aquele que contém apenas 3, 4 ou 5 dígitos. Para denunciar é fácil, basta acessar o site www.smspirata.com.br e informar no formulário o número que te enviou a mensagem, o seu número (que recebeu a mensagem) e o conteúdo da mensagem, depois é só enviar sua denúncia que ela será investigada. Se você perceber que alguém está tentando te enganar, você pode ainda registrar um Boletim de Ocorrência.


SMS Repetidos 

Outro fato desagradável também envolvendo Mensagens SMS é o recebimento de múltiplas mensagens iguais, por exemplo: um amigo envia 1 SMS falando Bom Dia, ao invés de você receber apenas uma mensagem, você recebe duas, três, quatro, cinco ou até mais mensagens iguais. Esse problema é uma falha técnica das operadoras, e só há um jeito de resolver, entrando em contato com a Central de Atendimento ao Cliente de sua operadora. Se mesmo após realizar a reclamação as mensagens continuarem chegando repetidas, entre em contato com a Anatel através do telefone 1331 e formalize uma reclamação. Além de ser desagradável essas mensagens atrapalham o dia-a-dia e lotam a caixa de mensagem do celular.


1 comentários:

  1. mandei a msg , sair para o 4112 da Tim. Recebi o protocolo e a da msg recebida com sucesso, logo em seguida.vamos acompanhar se realmente não enviarão mais...

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"