Pronatec - Como se inscrever para fazer um Curso Técnico

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi lançado em 2011 pelo Governo Federal para aumentar o número de brasileiros no ensino técnico e nos cursos tecnológicos. Para participar é preciso que o candidato esteja matriculado no ensino médio ou já tenha terminado, serão ofertas milhares de vagas em todo o país, pela internet é possível consultar os cursos disponíveis em cada município e realizar a inscrição para participar do processo seletivo do Pronatec. Se você deseja fazer um curso técnico presencial de graça então não perca esta oportunidade e realize a sua inscrição no programa, é importante lembrar que a disponibilidade de vagas e o período de inscrição varia de acordo com o município e instituição de ensino, normalmente as vagas são ministradas em escolas técnicas como Senai, Senac ou Sesi, porém outras instituições são participantes.



COMO SE INSCREVER 

Para se inscrever no Pronatec acesse o site pronatec.mec.gov.br lá você poderá consultar as vagas que estão abertas na sua cidade e fazer o seu cadastro. O número de vagas disponíveis é cada vez maior, só em Pernambuco estão disponíveis 2.430 vagas. Os cursos estão disponíveis em vários estados e municípios brasileiros.


Cada curso tem uma idade mínima, que varia de 16 a 18 anos dependendo da complexidade do curso. Podem participar estudantes matriculados em escolas públicas, trabalhadores, indígenas, quilombolas, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, desempregados, pessoas que recebem o bolsa família ou estão inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo, entre outros. Para participar dos cursos é preciso que o candidato esteja cursando ou concluindo o ensino médio para que possa fazer o ingresso em um curso técnico (nível de escolaridade).


Entre os cursos disponíveis estão: enfermagem, turismo, radiologia, redes e computadores, administração, meio ambiente, rádio e tv, pedagogia, design de interiores, paisagismo, edificações, podologia, auxiliar financeiro, recepcionista, desenho de construção civil, entre outros cursos. Consulte no site do Pronatec a relação completa de cursos disponíveis por município e instituição de ensino.


Hoje em dia o ensino técnico é muito importante para se conseguir um emprego, inclusive muitas empresas estão optando por profissionais com esse tipo de ensino, pois além de ser um conhecimento específico o candidato é qualificado em um período menor do que no Ensino Superior por exemplo, então quem faz um curso técnico rapidamente consegue entrar no mercado de trabalho, seja por estágios ou programas de aprendizagens que as próprias instituições costumam firmar parceria com as empresas, devido a escassez de mão de obra “tecnicamente qualificada”.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"