Inscrição Encceja (Brasil e Exterior) exame para certificação de Ensino Fundamental e Médio

O Encceja (Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos) é um exame gratuito realizado por quem deseja obter a Certificação de Nível Fundamental ou Nível Médio (apenas para brasileiros residentes no exterior). A prova é realizada todo ano em várias cidades brasileiras, pouca gente conhece o exame pois ele não é tão importante quanto o ENEM, mas é necessário para quem não concluiu seus estudos.



Desde 2009 quando surgiu o ENEM o Encceja Nacional deixou de Certificar o Nível Médio pois foi substituído pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porém o Encceja continua certificando o nível médio para os brasileiros residentes no exterior.

Como se inscrever no Encceja Nacional 



No Brasil as provas são aplicadas em diversos municípios e no exterior normalmente a prova é realizada nos Consulados do Brasil no país do candidato. Para solicitar a Certificação de Nível Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos. Já para o Certificado de Conclusão do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos.


Matérias 

Ensino Fundamental 

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; 
  • Matemática; 
  • História e Geografia; 
  • Ciências Naturais; 


Ensino Médio (apenas para brasileiros residentes no exterior, caso resida no Brasil deve-se fazer o ENEM para obter a Certificação)

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; 
  • Matemática e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 


Como consultar o resultado do Encceja? 

A consulta deve ser feita pelo site do Encceja lá o candidato poderá acessar os resultados individuais do exame.

Material de Apoio 
O Inep disponibiliza gratuitamente através da internet um material de apoio para Nível Fundamental e Médio onde o candidato do exame poderá estudar o conteúdo para se sair bem no exame. Acesse aqui o Material de Apoio.

Para o Encceja Nacional a emissão do Certificado de Conclusão será de responsabilidade da entidade certificadora escolhida pelo candidato no ato da inscrição, já para o Encceja do Exterior a entrega do documento é feita no consulado do Brasil no país ou no local indicado no ato de inscrição do candidato.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"