Como fazer CPF do Bebê e crianças

Hoje em dia a maioria dos pais tem feito o CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos filhos ainda bebê. O documento é importante e pode ser feito desde o primeiro dia de vida, inclusive ele pode ser feito antes mesmo de fazer o RG (Registro Geral) da criança. Com o CPF você conseguirá fazer o cartão do SUS para a criança, abrir conta em banco (Poupança ou Conta Corrente). Fazer o documento é fácil e custa apenas R$5,50.


Documentos necessários 


  • Certidão de Nascimento da Criança; 
  • Documento de Identificação Oficial com foto (RG, CNH) do responsável; 
  • Endereço completo da residência da criança; 
  • Caso não seja um dos pais que estejam fazendo o CPF será necessário também apresentar documento que comprove a titula da criança. 


Preciso levar a criança? 
Não, a presença é necessária de apenas um dos responsáveis.

Onde fazer 

O CPF pode ser feito em uma Agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou em uma agência dos Correios. É necessário preencher uma ficha com dados básicos, será entregue o protocolo de inscrição no CPF, com ele você consegue efetuar a consulta do número do documento através da internet. O número é gerado em no máximo 2 dias após solicitação, em alguns casos o número pode ser gerado na hora.

Consultar andamento de pedido e impressão do CPF 



É necessário que você preencha os dados conforme descritos no protocolo de solicitação do CPF entregue no momento da solicitação do CPF da criança. Se o número do CPF já estiver pronto você poderá realizar a impressão do documento.

A Receita Federal não emite mais os cartões de plásticos, agora o CPF deve ser impresso diretamente pela internet, a veracidade do documento poderá ser consultada a qualquer momento na página da RFB.

Agora que você já apreendeu como fazer o CPF do seu filho poderá abrir uma conta corrente ou poupança para ele em qualquer banco. É importante que os pais se preocupem com isso, pois guardando bem pouquinho por mês é possível planejar um futuro melhor para ele.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"