Viver sem Limites do Governo vai oferecer cadeiras de rodas motorizadas pelo SUS

As pessoas com deficiência que precisar usar cadeiras de rodas, agora terão mais uma conquista para a melhoria da qualidade de vida. Nesta terça-feira 07 de Maio o Ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou que o SUS passará a oferecer seis modelos de cadeiras de rodas motorizadas dentro de aproximadamente 6 meses. O anúncio faz parte do programa “Viver sem Limites” do Governo Federal que até 2014 deve investir mais de 7,5 bilhões de reais para a inclusão e acessibilidade em todo o país.


Tipos de cadeiras que devem ser oferecidas 

Cadeira Motorizada com controle remoto que pode ser movida pelo queixo ou boca, cadeira monobloco, cadeiras para pessoas acima de 90 kg em tamanho especial, encosto reclinável, aro de propulsão e para banho em concha infantil.


O sonho de muitas pessoas que dependem da cadeira de roda é ter uma motorizada. Elas são muito caras e por isso poucos conseguem comprar uma, agora segundo o anúncio dentro de seis meses essas novas cadeiras deverão começar ser oferecidas na rede pública de saúde, SUS.


Além de melhorar a acessibilidade as novas cadeiras devem melhor muito a vida de quem depende delas para se locomover. Outros investimentos pelo programa Viver sem Limites estão previstos como inauguração de CER (Centros de Especialidades em Reabilitação), ônibus adaptados para os mesmos. E também será inaugurado oficinas Ortopédicas em Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Teresina (PI) e Goiânia (GO) que irão produzir próteses sob medida para quem precisa.


A notícia é muito boa, o Governo Federal deve investir mais de 205,2 milhões de reais e beneficiar anualmente quase 1 milhão de pessoas.


Quando começará a distribuição das cadeiras motorizadas? 
Espera-se que dentro de 6 meses as cadeiras devem ser distribuídas, o Governo ainda não divulgou as regras para distribuição.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"