Trocar o CPF do titular celular da Vivo, Claro, Tim ou Oi

Quando se tem uma linha de celular seja ela pré-paga ou pós-paga por determinação na Anatel é necessário que a mesma esteja cadastrada em um CPF, isso evita que os telefones seja usados para cometer crimes ou em atividades ilegais como trotes por exemplo, no entanto se você vendeu ou comprou uma linha já usada por outra pessoa é necessário que realize a transferência de titularidade, isto é importante porque se um dia você decidir comprar um chip novo com o mesmo número, reclamar na operadora ou solicitar extrato, não poderá se a linha não estiver em seu nome e você não tenha dados do titular cadastrado. Vamos dar o procedimento de troca de CPF das operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, que são as quatro maiores operadoras do Brasil.


Vivo 

Para solicitar a troca de titular, deve-se procurar uma loja da Vivo ou ligar para os telefone 1058 ou *8486 diretamente do seu Vivo. É necessário confirmar algumas informações como CPF, Nome Completo, Data de Nascimento e endereço cadastrado junto a operadora, após as confirmações informe o CPF do novo titular juntamente com dados pessoais como endereço por exemplo.


Claro 

O procedimento na Claro é bem semelhante ao da Vivo, a troca só pode ser feita pelas Lojas Próprias da Operadora ou então pela Central de Atendimento 1052.


Tim 

Clientes da operado Tim devem ligar para o número 1056 ou dirigir-se a uma loja oficial da operadora, exceto revendas.


Oi 

A troca de titularidade na Oi pode ser feita pelo número 1057 ou 1053 para clientes da antiga Brasil Telecom.


Não possuo o CPF do titular da linha, como fazer a alteração? 

Esta ação não é possível uma vez que trata-se de um procedimento de segurança estabelecido pela Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações). Neste caso entre em contato com a pessoa que lhe vendeu ou repassou o chip para que ela ou você possa entrar em contato com a Central de Atendimento e realizar a mudança de titularidade da linha.


Cuidado com chip vendidos ou perdidos 
É muito perigoso perder um chip ou repassá-lo sem mudar a titularidade. Isto porque se a linha for utilizada para alguma ação ilegal como por exemplo: trotes, sequestros, estelionatos, ou qualquer outra atividade considerada ilegal, pois um bandido não usa um aparelho cadastrado em seu nome para praticar crimes e sim o dê terceiros, a polícia irá localizar o titular da linha. Por isso dê importância para a atualização de dados, pois além de ser obrigatória, é uma medida de segurança para os próprios usuários.


50 comentários:

  1. Obrigado, consegui passar meu vivo no meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii vc conseguiu ligando ou vc foi em alguma loja da vivo?

      Excluir
  2. Para mudar o da tim tem que estar o proprietário da linha e o futuro proprietário junto, porque se não eles não mudam.

    ResponderExcluir
  3. O titular da linha precisa estar junto.

    ResponderExcluir
  4. eu consegui mudar e so se passar pelo titular e dps dizer qe e a outra pessoa

    ResponderExcluir
  5. Mudei minha linha, estou satisfeita, foi muito rápido!

    ResponderExcluir
  6. Pela Oi só demorei ser atendido. Uma vez atendido, não levei nem 5 minutos e só precisei passar o nome completo, cpf e nascimento do antigo titular. Não precisei nem me passar pelo titular anterior ou da presença dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você lembra qual opção escolheu?

      Excluir
    2. Nesse aí não dá. Consegui no *144. Você tem que passar CPF, nome e data de nascimento do titular e da pessoa pra quem vai passar.

      Excluir
    3. Obrigada Eliana! Me ajudou muito e foi super rápido!

      Excluir
  7. Alguem sabe se a Vivo irá pedir o numero do RG ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pede, pra mim pediu só o CPF do antigo e do novo titular, nem endereço eles pedem mais.

      Excluir
    2. Oi eu coloquei chip no cel do meu filho vivo .como faço pra cancelar está no meus dados?

      Excluir
  8. Alguém sabe dizer se da claro eles pedem rg do titular dono da linha?

    ResponderExcluir
  9. Tentei transferir por telefone a titularidade para o meu nome e, mesmo possuindo os dados do atual titular (CPF, endereço, etc), a Vivo exige que O TITULAR ligue para fazer essa transferência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga de novo e tenta com outro atendente, acabei de ligar e consegui mudar só informando o cpf do dono antigo e o meu, não me pediram nem rg kkk, deve ser porque a minha linha e de colocar créditos e não de conta.

      Excluir
  10. tem que segurar a mão do titular da linha !!!! só assim dá certo

    ResponderExcluir
  11. mas e o plano controle? nao pode né, tem que ser na loja... ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da operadora pode sim, consegui mudar um plano pós pago para o nome da minha esposa sem nenhum problema (TIM), se eles falarem que não muda faça o seguinte, peça pra mudar o plano para o pré-pago, daí você troca o titular e depois muda para o controle ou pré-pago de novo. Se o seu plano for o controle com pagamento no cartão de crédito nem precisa ir na loja pra mudar. Espero ter ajudado :)

      Excluir
  12. PQP, para a vivo, estou tentando ligar nesta merda desde cedo, em todos os números que falaram pra mim ligar, não consegui falar com nenhum atendente. Desisto...vou trocar de operadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ligou em que numero pois liguei no *8486 e fiquei meia hora na linha e não fuim atendido

      Excluir
  13. Eu estou tentando fazer a troca de titularidade e nao estou conseguindo a tim a maioria diz que sim pode e a menoria diz que nao ai quadi ligamos pra anatel resolve logo

    ResponderExcluir
  14. Gente liguei na vivo e falei que a pessoa não morava mais na cidade e o atendente só pediu meu CPF mais nada e alterou pro meu CPF.

    ResponderExcluir
  15. Liguei para o call center da vivo, e então modestamente a atendente solicitou informações dos dados cadastrais do antigo titular e depois os meus, e então encaminhou para a análise. Acho que isso é o correto, pois se alguém não tem mais posse da linha, pois passou pra outro, esse outro tem que atualizar o cadastro, e se alguém teve um chip perdido ou furtado, é só bloqueá-lo, não tem segredo.

    ResponderExcluir
  16. Fiz um plano de 74,90 pela Tim sem ser a titular, na maior facilidade. Agora preciso cancelar o plano e eles estão na maior burocracia dizendo que o titular deve fazer isso. Que lixo essa Tim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, também estou com o mesmo problema!!

      Excluir
  17. 20 minutos aguardando ser atendido pela Claro para realizar a troca de titularidade e nada.

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe como faz no da claro

    ResponderExcluir
  19. Conseguir .. Porem esperei uns 2 minutos ate a atendente da oi vir falar comigo , dai ela pede os 3 primeiros números do CPF do titular pede a data de nascimento e o nome completo para efetuar a troca de titularidade que acontece na hora . Oi de Parabéns por essa opção e pelo atendimento.

    ResponderExcluir
  20. Liguei agora dia 17/10/2015 e a atendendo falou que não pode mais alterar o titular da operadora vivo por ligação agora temos que ir a loja mais próxima levando RJ, CPF e comprovante de Residencia. Forte Abraço fica a informação ai gente.

    ResponderExcluir
  21. Gente mais eu já posso usar no mesmo dia? Já com os meus dados?

    ResponderExcluir
  22. E preciso trocar uma titularidade de um chip q comprei, mas nao sei os dados do antigo titular, se na central me dissesse ao menos . PPrimeiro nome da titular eu ia atraz, coo faco pra descobrir so o primeiro nome da titular?

    ResponderExcluir
  23. Agora ambos terão que ir a uma loja da vivo para fazer a alteração para mudança de titular da linha

    ResponderExcluir
  24. Então eu tenho um chip da vivo faz 8 anos uso para trabalhos particulares ,porém agora ele parou de funcionar ...eo titular da linha não tenho mais ctto pq ele foi para a Bahia eu moro em bauru SP como eu faço agora ??para obter o MSM número eu tenho chip aqui CMG porém ..não funciona mais ..oke fazer ?

    ResponderExcluir
  25. Mim ligaram da central da vivo pra fazer o tal smartvivo,só que o chip estava cadastrado no cpf de minha esposa,mim falaram que fariam a mudança de titularidade,fizeram sem ao menos perguntar o nome de minha esposa,pra minha surpresa o número que ativaram a linha não é o meu e sim o de uma terceira pessoa que desconheço,porém com meus dados e agora estão mim cobrando a conta.

    ResponderExcluir
  26. na tim eles pedem cpf e o que mais?

    ResponderExcluir
  27. boa tarde meu celular e meu chip foi roubado o chip não esta no meu nome queria saber ser tem como eu ir na loja eu pedir um chip novo no meu nome com mesmo numero isso fazer 2 ano

    ResponderExcluir
  28. Gente por favor eu não consigo mudar o para meu não conheço a titula oq faço?

    ResponderExcluir
  29. Não consigo muda o para meu nome não conheço o titular o q fazer?

    ResponderExcluir
  30. É preciso ligar com o numero, ou pode ser com outro?

    ResponderExcluir
  31. Pretendo transferir meu Tim para o CNPJ da minha empresa... É possível esse tipo de procedimento?! Se sim, quanto tempo leva para acontecer?!

    ResponderExcluir
  32. Liguei agora na TIM e consegui rapidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como você conseguiu essa mudança por favor!

      Excluir
  33. foi muito rapido. mas na hora de tigitar os numeros para ser atendido pelo atendente... demora mas dps é mt rápido. flwww

    ResponderExcluir
  34. como mudar da claro ? se não conheço o titular ?

    ResponderExcluir
  35. Tenho o cpf/cnpj da pessoa mas nao conheço ela, há como trocar? Pq quero fazer portabilidade pra vivo (tim)

    ResponderExcluir
  36. Consegui mudar a titularidade da "Oi" pelo número *144. Pediram apenas o nome completo do antigo titular e a data de nascimento do mesmo. Em seguida pediram meu Nome, CPF, RG e data de nascimento para concluir a alteração. Não esperei nem 1 minuto na linha para ser atendido. Parabéns para a Oi pelo atendimento.

    ResponderExcluir
  37. Meu celular foi furtado, não lembro o CPF de quem foi cadastrado, fiz o b.0 soq operado claro não me fala qual o CPF de quem estar cadastrado pra mim levar na polícia, saber quem estar ckm o celular alguém consegue me ajudar por favor

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"